Governo de Rondônia
26/04/2024

SOLIDARIEDADE

Fhemeron cadastra voluntários para doação de medula óssea durante 7ª Rondônia Rural Show

24 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

O cadastramento pode ser feito durante a Rondônia Rural Show, em estando no local do evento

 

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) promove o cadastramento de novos doadores de medula óssea durante a 7ª Rondônia Rural Show, evento do agronegócio que ocorre até sábado (26) no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

O objetivo da campanha é difundir a importância de as pessoas se tornarem doadoras e ampliar o cadastro rondoniense, que atualmente é de 40 mil voluntários.

“Rondônia é um local brasileiro em que a miscigenação é fator essencial na formação do cadastro de doadores. Isso porque no estado a concentração de mistura de raças é predominante em relação a outras unidades federadas”, disse a diretora da Fhemeron em Ji-Paraná, Nilce Silveira Pareja.

De Rondônia, segundo Nilce Pareja, seis pessoas já se tornaram doadoras a partir do cadastramento e salvou vidas. “Nossos registros revelam que duas pessoas que receberam medula óssea de doadores rondonienses são estrangeiros, outros quatro, brasileiros”, informa a diretora, acrescentando que o procedimento de retirada da medula ocorre em sete estados.

Para se tornar doador de medula óssea o candidato deve se apresentar em uma das unidades da Fhemeron localizadas em Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. Durante a Rondônia Rural Show o cadastramento também está sendo realizado em estande na feira do agronegócio.

O cadastramento é o preenchimento de uma ficha com os dados pessoais do candidato a se tornar doador, mais a doação de 4ml de sangue. “Com apenas 4ml de sangue você pode salvar vidas”, defente João Ricardo de Souza, o presidente da Fhemeron, ressaltando que o cadastramento entra para o Registro brasileiro de doadores voluntários de medula óssea (Redome).

Leia mais sobre a 7ª RRS


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Evento, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo