Governo de Rondônia
24/04/2024

Fhemeron: Cheia do Madeira afeta doações que reduziram 30% em média

28 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Banco de Sangue apela para que doadores e demais voluntários procurem a entidade para doação de sangue, inclusive aos sábados

7 - doaçãoAs enchentes do Rio Madeira provocadas pelas chuvas também afetam o estoque de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), conforme explicou a Assistente Social do órgão, Maria Luiza Pereira. Segundo ela, muitos doadores que moram nas áreas afetadas deixaram de realizar suas doações periódicas, reduzindo o volume de sangue no estoque.

De acordo com a assistente social é necessário que voluntários compareçam a fim de normalizar as coletas. “Nós entendemos que quem se encontra nesta situação precisa de solidariedade e não precisa no momento de doar”, explica Maria Luiza.

Dados do relatório de produtividade da fundação apontam uma redução de até 30% da média de 80 doadores/dia, “e embora tenha caído o fluxo de doações, as operações continuam acontecendo, as pessoas continuam necessitando de sangue”, frisa a assistente, que faz um apelo para que a população venha doar.

7 - bolsa de sangueAtendendo aqueles que trabalham e não dispõem de tempo para doar durante a semana, foi montada uma escala especial aos sábados, compreendida nos horários das 08 horas às 13 horas, focando a ação neste público-alvo.

Campanha

Para o próximo sábado, dia 05/04, será lançada a campanha Vida por Vida, realizada em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia. A campanha já é realizada há seis anos e acontece em toda a América Latina, sempre no mês da Páscoa.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Romeu Noé
Fotos: Marcos Freire
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo