Governo de Rondônia
29/03/2024

Doação de sangue

Fhemeron comemora Dia do Doador

25 de novembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Em Porto Velho, o Dia Nacional do Doador de Sangue está sendo comemorado em grande estilo na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron). Mais de 500 doadores participaram da festa na manhã desta terça-feira (25), que contou com apresentação de danças, sorteios de brindes, homenagens, serviços de saúde, beleza e atrações musicais. Nesta manhã, houve aproximadamente 200 intenções para doação de sangue.

Caio Medeiros, 18, foi convencido pela namorada Nadiane Maria (16), para juntos, fazer a primeira doação de sangue. Caio disse que a namorada fez o convite e aproveitaram o Dia do Doador para iniciar o ato de solidariedade. “Estou muito feliz por saber que vou salvar vidas. Meu pai é doador, mas foi minha namorada que teve o papel decisivo na hora de vir até aqui e fazer minha primeira doação. Agora quero manter minhas doações sempre em dia”, disse Caio.

Já Nadiane está entrando na sala de coleta, quando é abordada por nossa equipe. Aos 16 anos irá fazer sua primeira doação. Segunda ela, a mãe foi sua referência na hora da decisão. “Minha mãe é doadora e sempre ressaltou a importância de salvar vidas. Resolvi escolher o Dia do Doador para fazer minha doação. Espero poder voltar e ajudar outras pessoas que necessitam de sangue para viver”, explica Nadiane.

A técnica em enfermagem, Eva Olímpia da Silva, há 10 anos é doadora de sangue. Ela conta que sua primeira doação ocorreu para ajudar uma colega de trabalho. Desde então, não deixa de fazer suas doações de forma voluntária. “Eu faço três doações ao ano. Considero de extrema importância ser uma doadora fidelizada. Eu tenho feito minha parte e convido muitas pessoas para ir ao hemocentro e realizar esse ato de amor ao próximo. Hoje participo da festa do doador e considero um incentivo para novas doações”, salienta Eva.

Francisco Régis é doador há 16 anos. Sua primeira doação foi no exército e quatro vezes ao ano ele procura o hemocentro para doação. “Fui incentivado no trabalho a fazer minha doação, mas existe um fato que marcou minha fidelidade. Um dia estava em casa, recebi um chamado do hemocentro. Fui informado que uma jovem tinha sofrido um grave acidente na BR e precisava do tipo de sangue B positivo. Corri ao hemocentro e tenho certeza que ajudei salvar aquela vida. O que fica é a grande satisfação de saber que podemos salvar vidas. É muito emocionante”, enfatiza Francisco.

De acordo com a vice-presidente da Fhemeron, Lucinea Alves, a festa do doador conta com a participação de todos os núcleos do hemocentro. “A festa do doador é uma grande realização para todos nós. É uma forma que encontramos de homenagear o doador que nos ajuda a manter o estoque de sangue em dia e atender as necessidades de todos que necessitam de sangue”, finaliza Lucinea.

Eva Doador (2)

Eva Olímpia, técnica em enfermagem do Hospital João Paulo II

Caio Doador (1)

Caio Medeiros, doador

IMG_7608 Francisco

Francisco Regis, doador

IMG_7605

Lucinea Alves, vice-presidente da Fhemeron

IMG_7617 Fhemeron - Campanha do Dia Nacional do Doador de Sangue (2)

Evento contou com a participação da academia Cristina Pontes

IMG_7617 Fhemeron - Campanha do Dia Nacional do Doador de Sangue (4)

Doadores realizam exames de serviços oferecidos

 

 

IMG_7617 Fhemeron - Campanha do Dia Nacional do Doador de Sangue (13)IMG_7617 Fhemeron - Campanha do Dia Nacional do Doador de Sangue (8)

Anexo: IMG_7617-Fhemeron-Campanha-do-Dia-Nacional-do-Doador-de-Sangue-14.jpg Download

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lu Braga
Fotos: Marcos Freire
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Saúde, Serviço, Servidores, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo