Governo de Rondônia
25/04/2024

DOAÇÃO

Fhemeron convida população para contribuir com o aumento do estoque de sangue em Porto Velho

26 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A professora Laíde de Aguiar teve seu primeiro contato com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) em 2003, quando sua avó precisou de bolsas de sangue. Desde então ela doa sangue de quatro em quatro meses, além de levar amigos e familiares para repetir o gesto.

Mulheres podem sangue a cada 90 dias e os homens a cada 60

Mulheres podem doar sangue a cada 90 dias; e os homens a cada 60

“Eu trabalho à tarde, e pela manhã eu estou livre. Então sempre venho quando posso. É importante ajudar às pessoas que precisam”, relatou Laíde.

Com o lema “A vida não sai de férias” a fundação convida toda a população, empresas e instituições que possam colaborar com o estoque de sangue que se encontra abaixo do adequado. A proposta é conscientizar outras pessoas a se tornarem doadoras assíduas. Homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90. “Pacientes nós temos todos os dias, e a Fhemeron se preocupa em não deixar faltar sangue”, ressaltou Maria Luíza, assistente social.

Empresas e instituições interessadas em fazer parceria com o hemocentro podem ligar no 0800 642 5744 ou no 3216 2234. A fundação se dispõe a ir até o local solicitado para explicar a  importância e o procedimento da doação, além de oferece transporte e, dependendo da quantia de doadores, pode até abrir em um horário diferenciado. Porém, não é feita a coleta externa, pois a melhor estrutura para a doação é na Fhemeron.

Para doar sangue basta procurar o hemocentro de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h; e nos sábados das 8h às 12h, na avenida Governador Jorge Texeira, 3766, em Porto Velho, desde que esteja saudável e tenha dormido pelo menos 6h nas últimas 24h. Além disso, deve-se evitar alimentos gordurosos nas 4h que antecedem a doação e bebidas alcoólicas nas 12h. Doadores de 18 a 69 anos devem pesar no mínimo 50 quilos e levar um documento de identificação com foto. Adolescentes de 16 e 17 anos também podem doar, desde que estejam acompanhados dos pais ou do responsável legal.

Leia mais:

Hospitais particulares firmam acordo para pagar por bolsas de sangue em Rondônia

Fhemeron informa sobre alterações nos procedimentos para doação de sangue de pessoas com histórico de malária


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Êrica Blanc
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo