Governo de Rondônia
23/04/2024

SAÚDE PÚBLICA

Fhemeron tem defasagem de 40% em doação de sangue; doadores devem se fidelizar ao serviço

08 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A equipe da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) continua preocupada com a baixa do estoque de sangue da unidade, que tem recebido uma média de 40 a 60 doadores/dia, quando precisa de no mínimo 100 doações para manter-se equilibrado.

Doadores recebem orientação na Fhemeron

Doadores recebem orientação na Fhemeron

A assistente social da unidade, Maria Luíza Pereira, ressaltou que o hemocentro está precisando de doações de todos os tipos sanguíneos. “A doação de sangue é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas. Precisamos sensibilizar um número maior de pessoas para que venham doar”, afirmou.

Um dos motivos da baixa do estoque é o aumento de cirurgias realizadas no Estado de Rondônia, em 88% nos últimos quatro anos, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).  Com o aumento de cirurgias, consequentemente aumenta o número de transfusão de sangue.

Maria Luíza solicitou, ainda, que as doações sejam um ato contínuo, e não apenas quando há mobilizações por parte de familiares dos pacientes que precisam com urgência ou campanhas institucionais.

COMO DOAR

A Fhemeron funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; e aos sábados das 7h às 12h. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum, não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas e sentir-se bem, com saúde.

Quando o doador chega à instituição, ele faz o cadastro na recepção e recebe uma hidratação feita à base suco, café com leite e biscoitos, antes mesmo da doação. Depois o doador passa por uma triagem de verificação dos sinais vitais, onde são aferidos a pressão e o peso; e uma triagem clínica para verificação das condições de saúde pelos enfermeiros.

Maria Luiza Pereira, assistente social da Fhemeron, faz apelo para doações contínuas

Maria Luiza Pereira, assistente social da Fhemeron, faz apelo para doações contínuas

Na sala de coleta de sangue, o doador é acompanhado por médico e enfermeiros durante a doação que dura em média 15 minutos. Após a doação, é oferecido um lanche reforçado, com sucos, sanduíches, iogurtes e mingau. “Nenhum doador sai da doação sem se alimentar, mesmo que ele não queira comer nada, nossa equipe cuida para que ele se hidrate ao menos com líquidos, sucos e bastante água, garantindo seu bem-estar”, explica Maria Luíza.

A assistente social destacou, ainda, que todos os doadores são observados durante e após o processo de doação e mediante qualquer intercorrência permanece no local, sendo assistido por médico e enfermeiro; e, se necessário, a equipe da Fhemeron disponibiliza um veículo para levá-lo até sua residência, garantindo a segurança do mesmo.

CUIDADOS PÓS DOAÇÃO

Durante a doação, o doador recebe um material informativo sobre os cuidados que devem ser tomados após a doação de sangue com as seguintes instruções:

  • Permanecer no local menos 15 minutos após a doação, para que os serviços da Fhemeron possa observá-lo.
  • Não fumar uma hora após a doação
  • Tomar bastante líquidos (água, suco e chá)
  • Evitar atividades físicas vigorosas ou que coloquem em risco sua segurança e dos outros nas próximas 12h
  • Evitar usar intensamente o braço em que foi realizada a punção
  • Manter o curativo por 4h
  • Em caso de sangramento ou hematomas posteriores faça compressão no local da punção.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo