Governo de Rondônia
Sábado, 20 de julho de 2019

EDUCAÇÃO

Filme é exibido como ferramenta pedagógica na Escola Major Guapindaia

19 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Uma nova ferramenta pedagógica motivadora foi utilizada por professores da Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia na inovação do processo ensino-aprendizagem, cujo objetivo é melhorar a qualidade do ensino no estabelecimento da rede estadual de Rondônia.

O filme “1492 – A Conquista do Paraíso” foi exibido na Escola Major Guapindaia

Na manhã desta quarta-feira (19), alunos do segundo ano do ensino médio participaram da sessão de cinema do filme “1492, A Conquista do Paraíso” e que foi utilizado pelos professores Hellison Costa (Língua Portuguesa),  Marques (História) e Geocimar (Sociologia)  como elemento de conhecimento histórico e cultural.

O projeto e iniciativa é do professor Nilton (História) que inova na busca de transferir conhecimentos aos alunos, visto que o filme aborda aspectos relacionados à expansão marítima e conquista da América.

Pedagogicamente, o filme tem como conteúdo histórico a questão indígena e, apesar de não ser ostensivo, há o fator bullying como elemento integrante do enredo.

O detalhe é que a exibição do filme contou com a distribuição de pipoca e palestras, antes e depois, e a aluna Maria de Fátima elogiou a iniciativa e cumprimentou os professores pela inovação. “Com a exibição do filme tivemos uma visão ampliada e um melhor conhecimento da expansão marítima e também as questões indígenas que foram muito bem tratados e interpretados. Que outras ferramentas pedagógicas venham ser utilizadas, para que possamos sair das aulas convencionais”, afirmou Fátima.

O diretor da Escola Major Guapindaia, professor Célio Leandro, tem hipotecado total apoio às inovações pedagógicas, pois entende que o principal objetivo é melhorar a qualidade do ensino, especial.mente no ensino médio para que se possa alcançar as metas previstas para 2019 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Célio Leandro
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Educação, Evento, Governo, Municípios, Rondônia, Serviço


Compartilhe