Fiocruz promove Oficinas Pedagógicas da Obsma em Porto Velho

17 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Porto Velho recebe, pela primeira vez, as Oficinas Pedagógicas da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), que acontecem de 21 a 23 de novembro, de 8h às 17h, no Rondon Palace Hotel.

A Obsma é um projeto educativo promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o País. Um de seus objetivos é reconhecer o trabalho desenvolvido por professores e alunos em prol da saúde e do meio ambiente.

A organização do evento em Porto Velho é feita pela Coordenação Regional Norte da Obsma, e acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Rondônia(Seduc/RO), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).

A coordenadora Regional Norte da Obsma, Rita Bacuri, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), explica que as oficinas são destinadas a professores da educação básica de escolas públicas e privadas, interessados em abordar as temáticas de saúde e meio ambiente em sala de aula, utilizando recursos relacionados a projeto de ciências, produção de texto e produção audiovisual, que são as três modalidades da Obsma. Portanto, podem participar além dos professores do ensino de ciências, os de língua portuguesa, geografia, matemática, artes, química, biologia, filosofia, física e história, possibilitando, dessa forma, tratar da Saúde e do Ambiente de forma interdisciplinar, sob o olhar de diversas áreas.

A abertura das atividades acontece no dia 20/11, às 19h, no auditório do hotel Rondon Palace e mais informações podem ser obtidas pelo teleone (69) 3216-5396 (Seduc) e e-mail: olimpiada@fiocruz.br

SOBRE AS OFICINAS PEDAGÓGICAS

Para estimular educadores interessados em abordar as temáticas de saúde e meio ambiente em sala de aula, a Obsma oferece anualmente as Oficinas Pedagógicas, um canal de diálogo com professores de todo o Brasil.

As atividades procuram abordar as relações entre educação, saúde, meio ambiente e ciência, apresentando também aos participantes como podem trabalhar com os formatos projeto de ciências, produção de texto e produção audiovisual em sala de aula.

Os temas e os conteúdos curriculares das áreas de saúde e meio ambiente abordados nas Oficinas compreendem um amplo leque de possibilidades, a partir da realidade local, regional e/ou nacional, com propostas pedagógicas e projetos construídos pelas escolas e seus professores, junto com os alunos.

As Oficinas são realizadas com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Texto: Ascom-ILMD/Fiocruz Amazônia

Educação, Governo, Rondônia