Governo de Rondônia
28/03/2024

Fiscais da Agência Idaron no Dia de Campo sobre Cultivares de Soja

12 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

 

Os fiscais da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), responsáveis pelos municípios do cone-sul do estado participaram de um Dia de Campo sobre Cultivares de Soja no campo experimental da Embrapa do município de Vilhena.

 

O evento, que é promovido pela Embrapa, demonstra as características de cultivares de soja recomendados, auxiliando os técnicos e produtores no momento da escolha da semente que será utilizada na próxima safra.

 

Durante o encontro foi proferida palestra pelo entomologista da Embrapa, Dr. Adney de Freitas, onde abordou o controle das lagartas Helicoverpa armigera e Falsa-Medideira, pragas estas, que tem causados enormes prejuízos aos sojicultores brasileiros.

 

O cultivo de soja vem crescendo significativamente no Estado, tendo alcançado na safra colhida 2013/2014, 174.544, distribuídos em 931 propriedades. A maior concentração de área ainda está na divisa com Mato Grosso, porém temos áreas no extremo norte, como Porto Velho e Machadinho.

 

Continuando na discussão do tema e aproveitando o encontro dos técnicos, a Agência Idaron realizou uma reunião interna onde apresentou os resultados preliminares do levantamento de Helicoverpa armigera em Rondônia, discutindo os próximos passos a serem tomados quanto a este trabalho.

 

Outro ponto abordado é a aplicação da IN 01/2013-IDARON/GAB-PR quanto às ações que serão adotadas durante o período do vazio sanitário da soja, que iniciará em 15 de junho. Tendo em vista que a normativa prevê a obrigação do produtor controlar a soja tiguera, e este ser o primeiro ano de aplicação, os produtores serão notificados quanto à importância da adoção da prática.

 

Também ocorrerá Dia de Campo sobre Cultivares de Soja em áreas de produtores nos municípios de Cerejeiras, Castanheiras, Porto Velho e Ariquemes.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária


Compartilhe


Pular para o conteúdo