Governo de Rondônia
25/04/2024

CAPACITAÇÃO

Fiscais da Idaron são aperfeiçoados para fiscalização de ovos e mel

03 de julho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

No final de junho, 35 médicos veterinários da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) participaram de um treinamento para fiscalização de ovos e mel. O aperfeiçoamento teve parte teórica e prática, com visita a uma granja em Porto Velho, fiscalizada pelo município.

Segundo a coordenadora do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Margarete Garbellini, o objetivo do curso foi dar mais segurança para os fiscais nas inspeções e garantir à população um produto produzido de acordo com as normas higiênico-sanitárias.

“Quando um produto não é inspecionado, a gente não pode garantir como ele foi produzido, podendo causar danos à saúde, como infecções gastrointestinais”, fala Margarete.

Na parte teórica do curso foi tratado sobre a estrutura do SIE; divisão de atividades; requisitos para habilitação de empresa; análise laboratorial; Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), entre outros assuntos.

Na parte prática, os fiscais avaliaram se a granja visitada estava em conformidade com todos os requisitos e caso não estivesse, explicar o motivo. A visita e a avaliação foram acompanhados pela médica veterinária do município responsável pela fiscalização da granja.

“Rondônia tem potencial pra produção de ovos e de mel e por isso nossa preocupação em aperfeiçoar nossos fiscais. Queremos garantir para a população que pode consumir o produto porque ele é confiável”, fala o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus.

Todo produto de origem animal deve ser inspecionado e ter selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou SIE ou Serviço de Inspeção Municipal (SIM).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Amabile Casarin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Capacitação, Governo, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo