Governo de Rondônia
26/04/2024

Fiscalização na fronteira

Fiscalização na fronteira é intensificada durante Festa do Divino Espírito Santo

09 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

6-festa-370x246Durante a última semana, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) intensificou a fiscalização na fronteira. A ação ocorreu para coibir a entrada de animais, vegetais, produtos e subprodutos ilegais durante a Festa do Divino Espírito Santo, realizada no distrito de Porto Rolim de Moura do Guaporé (município de Alta Floresta do Oeste).

Dentre as atividades desenvolvidas, os fiscais abordaram embarcações brasileiras e bolivianas; informaram sobre doenças animais (febre aftosa, tuberculose, brucelose, mormo, entre outras) e de vegetais (monília do cacau e cupuaçu, moko e mal do Panamá nas bananas, entre outras), garantindo o controle zoo e fito-sanitário, além de contribuírem com orientações sobre as condições mínimas necessárias para a manipulação de alimentos.

Segundo o supervisor Regional Rodrigo Izuro Fujihara, houve orientações aos organizadores do evento, que possuem consciência sobre os procedimentos a serem adotados pela Agência Idaron em relação à fiscalização do trânsito de animais e vegetais e seus produtos e subprodutos e os riscos que poderiam ocorrer, caso essa fiscalização não fosse efetuada.

“A festa faz parte do folclore de Rondônia, contudo temos que fazer nosso trabalho de vigilância sanitária. A produção rural responde por mais de 43% do nosso PIB, por isto podemos festar mas sem esquecer nossa missão”, fala o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges.

A operação contou com uma equipe formada por um médico veterinário, cinco assistentes fiscais e três piloteiros, trabalhando 24 horas ininterruptas. Durante a noite, os técnicos foram divididos em três sub-equipes em plantões de 04 horas. A ação teve tendo o apoio das Polícias Militar (PM) e Militar Ambiental (PMA).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Idaron
Fotos: Robson Paiva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Evento, Governo, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo