23/04/2024

Flor

Flor do Maracujá: População aprova estrutura da 32ª Mostra de quadrilhas e bois-bumbás

22 de agosto de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

_MG_2377O tradicional arraial Flor do Maracujá teve início no último dia 22 de agosto, data em que se comemora o dia do folclore, e encerrou no sábado (31). Quem prestigiou a festa além de conferir as apresentações dos grupos folclóricos, pôde também desfrutar dos serviços de mais de 120 “barraqueiros” que ofereceram comidas, bebidas, brinquedos e artesanato.

Osvaldina Tessarolo, mais conhecida como Dona Dina Bordadeira que veio de Cacoal com o esposo para comercializar os bordados que produz, comemorou os resultados. “É a segunda vez que venho para o Flor e achei essa edição muito mais organizada. Nós também estamos muito satisfeitos com as vendas, e com o fluxo dos finais de semana batemos nossa meta e superamos as expectativas”, afirmou.

Segundo a coordenação do evento, a festa que já faz parte do calendário turístico e cultural de Rondônia recebeu cerca de 10 mil pessoas por dia durante a semana. Já nos finais de semana esse número dobrou para cerca de 20 mil pessoas.

“Gostamos muito do arraial Flor do Maracujá e todos os anos venho com minha filha e meu marido para prestigiar essa grande festa que melhora a cada ano. Minha filha fica encantada com a apresentação dos grupos”, disse Gleiciane Araújo.

Os 32 grupos folclóricos, entre quadrilhas e bois-bumbás, se dividiram durante as dez noites e deram um show na arena, garantindo a animação do público. “Não existe Flor do Maracujá sem a apresentação dos grupos, eles dão um show a parte deixando a nossa festa ainda mais bonita. Por isso, mesmo não tendo a tradicional disputa, todos os grupos que passaram pela arena do Flor, ganharam um troféu de participação”, declarou a gerente de cultura, Nazaré Silva.

O presidente da Federação de Quadrilhas e Bois-Bumbás de Rondônia, Emanuel Eleno, agradeceu o empenho dos grupos e da equipe da Federon que se dedicou para oferecer o melhor para o público de Porto Velho.

A titular da Secel, Eluane Martins, comemorou os resultados. “Mesmo com todas as dificuldades o nosso arraial saiu e foi uma festa linda. Agradeço a todos os parceiros e a nossa equipe da Secel, que trabalharam firme para que isso fosse possível. Quero também parabenizar os grupos pelo show que deram na arena, que nos faziam querer entrar na dança a cada apresentação e ao público que se fez presente em todos os dias de arraial”, declarou a secretária que afirmou que esta semana já darão inicio aos preparativos para a próxima edição do Flor.

Uma realização do Governo da Cooperação por meio da Secel em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, Polícia Militar, Cia Independente de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Delegacia de Costumes, Jogos e Diversões, Juizado da Infância e da Juventude, Caerd, Eletrobrás, Deosp, Der, Sistema Fecomércio e Assembleia Legislativa.

Texto: Emilli Sousa
Fotos: Leandro Morais