20/04/2024

Força Nacional de Saúde vai produzir relatórios sobre Nova Mamoré e Guajará

28 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

9 - entrevistaAs equipes da Força Nacional de Saúde que estão baseadas nos municípios de Nova Mamoré e Guajará Mirim desde quinta-feira (27) apresentarão relatórios diários ao governo do estado sobre a situação sanitária da região para que possam ser adotadas as providências necessárias para a proteção da saúde da população. A região está isolada por via terrestre por conta da enchente que atinge os rios Mamoré e Madeira. O anúncio foi feito pelo governador Confúcio Moura durante entrevista ao radialista Jorge Câmara, na Rádio Rondônia FM, em Guajará Mirim.

Os relatórios da missão da Força Nacional de Saúde apontarão a necessidade de prorrogar o tempo de atividade nos dois municípios, ou indicar a necessidade de convocar mais equipes. “Todo apoio que for necessário será dado para amenizar os problemas enfrentados pela população. Não deixaremos nada para depois”, afirmou Confúcio Moura durante a entrevista.

As equipes vão organizar o fluxo de serviços e priorizar as famílias mais vulneráveis.

Elogios

O prefeito de Guajará Mirim, Dúlcio Mendes, que também participou da entrevista, disse que é fundamental receber o apoio do governo do estado neste momento, porque o município vive uma situação atípica. “Já sabemos que o enfrentamento da fase posterior à enchente será difícil, não estávamos preparados. Mas o suporte que estamos recebendo será muito bom para todos”, acrescentou.

Dúlcio, que esteve em Brasília com o prefeito de Nova Mamoré Laerte Queiroz e o governador Confúcio Moura para apresentar as demandas decorrentes da enchente recorde do rio Madeira, disse que a acolhida entre os ministros visitados foi positiva. “Ouvi muitos elogios ao governador Confúcio. Sua capacidade reagir de com serenidade diante do desastre e buscar soluções imediatamente foi bastante comentada”.

O prefeito Laerte Queiroz disse aos ouvintes da Rádio Rondônia FM que a Defesa Civil Estadual vem atuando à altura das necessidades apresentadas e que a inexistência de mortes é uma consequência disto. Ele lembrou ainda que desde o primeiro momento o governo estado prestou assistência para socorrer a população do município. “Sabemos que o pior ainda está por vir, que é o período da vazante do rio, quando as famílias retornarem à suas casas, quando podem ocorrer casos de doenças. Mas precisamos estar preparados para resolver aos problemas para que os moradores sejam atendidos dignamente”, acrescentou.

Laerte chamou a atenção para o distrito de Araras, que está totalmente submerso. Foi necessário retirar de lá todas as famílias e há sinais de contaminação da água. “Será necessário realizar uma ação específica para evitar problemas graves na área de saúde”, informou.

O governador Confúcio Moura revelou que já estão sendo iniciados estudos sobre a qualidade da água com a qual a população tem contato e que esta providência é obrigatória e faz parte das ações de enfrentamento da inundação. Amostras estão sendo recolhidas em todas as áreas alagadas e serão enviadas para análises laboratoriais.

Ele encerrou a entrevista recomendando aos pais para que orientem as crianças a evitarem contato com a água da enchente e adotem medidas sanitárias preventivas.

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Admilson Knightz