EDUCAÇÃO

Formação Continuada ” Oficina Google Drive” é realizada na Escola Altamir Billy Soares

25 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

As técnicas do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Coordenadoria Regional de Educação de Ouro Preto, Luciana Raposo e Alzira Lourenço,  participaram na última segunda-feira (23), na Escola  Estadual de Ensino Fundamental e Médio Altamir Billy Soares, localizada em Ouro Preto do Oeste, da Formação Continuada “Oficina Google Drive” para os profissionais pedagógicos do estabelecimento de ensino.

Oficina “Google Drive” foi realizada pela CRE

A coordenadora Regional de Educação de Ouro Preto (CRe/Ouro Preto), professora Marivone Rezende, destacou a participação dos professores e elogiou as técnicas que ministraram a formação sobre o Google Drive, que é um serviço de armazenamento e também sincronização de arquivos do Google. O serviço foi lançado em 2012 e com o passar do tempo está sendo cada vez mais utilizado.

Luciana Raposo informou que o Google Drive é considerado um pacote completo de armazenamento em nuvem. Através do serviço é possível aproveitar vários recursos, como um processador de texto, folha de cálculo e até mesmo um programa para elaborar apresentações.

Na visão de Raposo, para acessar o Google Drive é muito fácil, ou seja, basta ter uma conta no Google, ir no seu Gmail e clicar no Drive. Cada usuário conta com 15GB de armazenamento para qualquer coisa que enviar, incluindo fotos, vídeos, documentos, arquivos do Photoshop, etc. Com isso é possível acessar qualquer arquivos a partir do site do Drive.

Para a técnica Alzira Lourenço o ponto positivo do Google Drive é que o serviço necessita de pouca manutenção. Para quem faz uso também do e-mail do Google, o Gmail, salvar anexos de e-mail para Drive é muito fácil e rápido. Assim, o Drive pode acabar por completo com os anexos nos e-mails, já que é possível enviar fotos, ou mesmo um vídeo através de um simples compartilhamento com um amigo, ou seja, passando o link de acesso. O serviço, nesse caso, torna-se menos demorado para ambas as partes.

O Google Drive também permite realizar buscas por palavra-chave e filtros por tipo de arquivo, e ainda reconhece texto em documentos digitalizados, utilizando a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Marivone Rezende