Governo de Rondônia
26/04/2024

EDUCAÇÃO

Formação da nova BNCC é realizada para professores e gestores em Vale do Jamari

19 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A coordenadora Regional de Educação de Ouro Preto do Oeste, professora Marivone Rezende Araújo, promoveu na última terça-feira (18) no município de Vale do Paraíso, a formação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC)  que contou com as participações de professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tubarão e foi ministrada pela equipe da CRE de Ouro Preto e reuniu equipes de gestores das escolas municipais de Vale do Jamari.

Araújo disse que a implantação da nova Base Nacional do Curriculo 2020 é o ano em que a BNCC chega às escolas públicas e particulares de Educação Infantil e Ensino Fundamental de todo país.

A formação da Nova BNCC reuniu professores e equipes de gestores de escolas municipais

A partir dos novos currículos e da formação continuada, que estão sendo alinhados à BNCC desde 2017, gestores escolares e professores começam a se preparar para a prática em sala de aula.

Em Rondônia, o secretário de Estado da Educação de Rondônia, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, determinou que a mobilização começasse com o planejamento letivo, nas semanas pedagógicas, quando gestores e professores tiveram oportunidade de conhecer e aprofundar as propostas curriculares de suas redes e os princípios da BNCC, que determina, por meio de competências e habilidades, o desenvolvimento integral dos estudantes da Educação Básica.

Elaboração da BNCC teve início em 2015, por um processo participativo que contou com consulta pública pública online, seminários e audiências públicas no Conselho Nacional de Educação, totalizando mais de 12 milhões de contribuições de educadores, gestores, instituições acadêmicas, científicas e do terceiro setor.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes. Por isso, é um documento importante para a promoção da igualdade no sistema educacional, colaborando para a formação integral e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Marivone Rezende Araújo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo