Governo de Rondônia
19/04/2024

INTEGRAÇÃO

Fórum Brasil Central debate educação, saúde e turismo em Brasília

01 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Brasília é sede, a partir desta quinta-feira (1), da sexta edição do Fórum de Governadores do Brasil Central, do qual fazem parte Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás e Distrito Federal. Constam na pauta avaliação de projetos nas áreas de educação, saúde e turismo.

Inicialmente, reúnem-se, nesta quinta-feira, na Escola de Governo, técnicos do Conselho de Administração do consórcio, além das câmaras técnicas de Educação, Turismo, Saúde.

Nesta etapa, as compras públicas serão debatidas em vários momentos. Uma das propostas é que os estados adquiram produtos entre si, o que envolve decisões administrativas, mas contribui para o fortalecimento da receita dos estados membros do bloco.

Na Câmara Técnica de Educação serão apresentadas plataformas que facilitam a identificação de vácuos educacionais de indivíduos, monitoramento de evasão escolar e integração da família à escola.

A apresentação do plano operacional de enfrentamento do Aedes Aegypti para os estados do bloco será debatida na Câmara de Saúde.

GOVERNADORES

Os governadores serão recepcionados pelo governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg. Na sexta-feira (2), a partir das 10h, hora local, acontece o fórum, na Residência Oficial de Águas Claras, no Eixo Monumental, quando serão deliberados os temas tratados nas câmaras técnicas.

O governador Confúcio Moura defende desenvolvimento regional através do consórcio formado pelos estados do Brasil Central como mecanismo de fortalecimento dos entes federados nos pleitos ao governo federal. “Juntos, nossa voz se torna mais forte quando indicamos as necessidades comuns”, define.

Os resultados obtidos a partir de decisões tomadas no âmbito do consórcio beneficiam Rondônia na as áreas de segurança e comércio, por exemplo.

AVANÇOS

Um acordo recente firmado com o governo de Mato Grosso permite o compartilhamento de dados dos serviços de inteligência para combater a criminalidade.

Também com Mato Grosso já vigora da redução de ICMS dos adubos e fertilizantes para produtores rondonienses.

O Fórum de Governadores do Brasil Central é a instância deliberativa do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. As reuniões são bimestrais e acontecem alternadamente nos estados membros do bloco.

Tem como objetivo  atuar nas áreas de educação, infraestrutura, logística, agricultura, energia, turismo, trocando experiências e buscando interesses e esforços conjuntos para a promoção do desenvolvimento da região.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo