Governo de Rondônia
26/04/2024

ENCONTRO

Fórum de Governadores Brasil Central discutirá educação

06 de outubro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Secretário George Braga recebeu o presidente do Instituto Ayrton Senna

Secretário George Braga recebeu o presidente do Instituto Ayrton Senna

Em visita realizada nesta manhã (6) ao gabinete do secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, o presidente do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves, confirmou a parceria com o Governo do Estado para que a transição ao novo modelo de ensino médio em Rondônia ocorra da melhor forma possível. A implantação refere-se à Medida Provisória nº 746/2016 proposta pelo Governo Federal e tem, entre seus objetivos, estruturar e flexibilizar o ensino médio no país.

Acompanhado da secretária de Estado da Educação (Seduc), Fátima Gavioli, Mozart explicou que graças ao esforço do governador Confúcio Moura foi possível realizar diversas parcerias para que um grande pacto seja realizado no estado visando a mudança dos indicadores de ensino médio. Ele explicou que para auxiliar Rondônia neste processo serão necessários movimentos de curto, médio e longo prazo. Entre eles está a implantação de escolas em tempo integral, ação que será realizada em parceria com o Instituto Natura, Instituto de Co-Responsabilidade (ICE) e Instituto Sonho Grande. Para o desenvolvimento da educação integral das escolas de ensino médio será realizada parcerias do Governo do Estado entre o instituto Ayrton Senna, o economista Ricardo Paes de Barros, e outras entidades.

“A implementação do novo método será um grande desafio e a Medida Provisória apenas retratou em caráter urgente o cenário da educação no país. A cada 100 alunos que terminaram o ensino médio, apenas nove apreenderam o necessário sobre matemática, por exemplo. São dez milhões de jovens de 15 a 29 anos que estão sem estudar ou trabalhar, então esta mudança já deveria ter ocorrido, pois só o Brasil continua com o mesmo modelo”, disse o presidente.

Os detalhes sobre a Medida Provisória e o novo modelo serão temas da Reunião da Câmara de Educação que será realizada hoje, no gabinete do Vice-Governador – 8º andar, durante a programação do V Fórum de Governadores Brasil Central.

Durante a reunião, George agradeceu em nome do estado o empenho do instituto à educação em Rondônia e destacou a importância de buscar alternativas para manter o aluno na escola e garantir um ensino de qualidade.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação


Compartilhe


Pular para o conteúdo