Governo de Rondônia
26/04/2024

JOGOS UNIVERSITÁRIOS

Fórum Rondônia de Desporto Universitário une entidades para implementação dos Jogos Universitários de Rondônia

15 de março de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Conselho Estadual de Desporto e Lazer (Conedel) se reuniu na segunda-feira (13) com a Federação Rondoniense de Desporto e Cultura Universitária (FRDCU) e a Liga das Atléticas de Rondônia (Laro) para buscar proporção na realização dos Jogos Universitários de Rondônia.

Fórum Rondônia de Desporto Universitário_13_03_2017 Arquivo Sejucel

Federação, Liga e governo buscam união para celebrar Jogos Universitários de Rondônia

O Conedel é ligado ao governo estadual, que conta com dois eventos esportivos de grande escala: os Jogos Escolares de Rondônia (Joer) e os Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR). O Joer beneficia atletas das redes pública e particular do estado e o JIR atletas de Rondônia de alto rendimento.

De acordo com o presidente do Conedel e superintendente estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Rodnei Paes, o objetivo do fórum é criar mecanismos para institucionalização e organização dos jogos, buscando meios para realização no âmbito do sistema desportivo e das políticas públicas. “Além do mais, a parceria com as entidades faz com que os jogos supram um espaço existente entre o Joer e o JIR, levando para outro patamar os atletas”, ressaltou.

No fórum, foram apontados temas, como a possibilidade de incluir os jogos universitários no calendário desportivo do estado; o incentivo e prática de esporte nas Instituições de Ensino Superior (IES); a criação de mecanismos para que o estado e instituições possam investir em infraestrutura para os treinamentos e competições; entre outras ponderações.

Carlos Ernesto, diretor júridico da Laro, disse que a linha de cooperação abre a iniciativa de diálogo para o reconhecimento atleticano que o estado vem ganhando proporção. A Laro conta com 35 associados. “A parceria irá fortalecer o movimento”, aponta Carlos.

A Laro espera que a FRDCU se regularize para ambos se unirem à Sejucel e promoverem o desporto universitário. Segundo Silmara Gouveia Alves, a FRDCU já está buscando meios para se regularizar e posteriormente receber apoio do governo estadual. “Essa regularização que devemos fazer é apenas para entrar nos processos do apoio do estado”, explicou.

A FRDCU possui duas IES filiadas. Silmara disse ainda que vai se reunir com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e no dia 7 de abril, data que ficou marcada para o segundo encontro do Fórum, ela apresentará o calendário da confederação e da federação. Com a regulamentação é esperada a parceria para os jogos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Arquivo da Sejucel
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Esporte, Evento, Governo, Inclusão Social, Lazer, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo