Governo de Rondônia
16/04/2024

Centenário

Fotos inéditas da EFMM chegam a Rondônia

19 de julho de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_2843Na manhã da última segunda-feira (16), o secretário da Secel, Francisco Leilson “Chicão” acompanhou a cerimônia no auditório da Ceplac, onde o superintendente, Wilson Destro entregou ao superintendente do Iphan, Beto Bertagna e ao procurador Ricardo Leite, uma coleção com cerca de 300 fotos da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Esta coleção pertencia ao arquivo do engenheiro civil, Diogo Braga de Andrade que fez o registro durante seu trabalho como fiscal nas obras da centenária ferrovia. As fotos são em sua maioria inéditas, algumas datadas no ano de 1907 e todas com anotações, feitas pelo próprio engenheiro, sobre o momento em que foram tiradas.

O acervo foi enviado a Ceplac pela neta do engenheiro, a Srª Suely de Andrade, que segundo Destro, fez uma única exigência, que a coleção histórica de fotos da Ferrovia fosse entregue a quem de direito e se torne domínio público. “Nos honra muito ter sido o canal para que estas fotos chegassem ao conhecimento da população rondoniense e viessem compor nosso acervo histórico”, afirmou o superintendente da Ceplac.

Bertagna fez questão de agradecera Srª Suley e também a Ceplac pela atenção dada ao assunto, “Agradecemos a neta do engenheiro que nos possibilitou ter acesso a um acervo tão importante e a Ceplac pela decisão, este foi um grande gesto de cidadania que deve ser seguido por outros órgãos”, destacou.

O superintendente do patrimônio histórico da União lembrou que a história nunca morre, “O trabalho do Estado em parceria com estas instituições tem mostrado que juntos podemos ampliar nosso acervo, com os devidos cuidados para que estes matérias fiquem para posteridade”, ressaltou Antônio Roberto.

Ao final o secretário da Secel fez questão de falar sobre a importância da dedicação de todos para este momento tão importante que é o centenário da Estrada de Ferro, “Este acervo foi mais uma contribuição e mais um presente que a população recebeu na comemoração histórica do centenário da nossa ferrovia”, finalizou, Chicão.

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Fotos: Emilli Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo