Governo de Rondônia
25/04/2024

MANUTENÇÃO DA MALHA

Frentes de serviço do DER trabalham para manter trafegabilidade na região Central de Rondônia

17 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Obra de drenagem pluvial no aeroporto José Coleto

Atuando na recuperação da RO-476 (popularmente chamada Linha 23) em Presidente Médici e na Estrada do Km 09, RO-133 e RO-135 em Ji-Paraná, a 8ª Residência Regional e Usina de Asfalto do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) está dando sequência ao Plano de Trabalho de 2020, apesar da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Limpeza lateral da Estrada do Km 09

Uma frente de serviço da 8ª RR-DER está fazendo a limpeza lateral da Estrada do km 09, com posterior reconformação de plataforma (patrolamento) ao longo dos seus 32 quilômetros, além do encascalhamento de pontos críticos. Outra equipe está fazendo a manutenção completa dos 15 quilômetros da Linha 23 (RO-476). Além da RO-133, no trecho conhecido popularmente como Travessão N, onde já foi feito o patrolamento e encascalhamento de 20 quilômetros da via.

 

Neste mês de abril, a equipe da Usina de Asfalto do DER de Ji-Paraná está realizando operações tapa-buracos ao longo da RO-135, ligando a cidade à BR-429.

 

“São 39 quilômetros de rodovia pavimentados que recebem periodicamente este tipo de recuperação para manutenção da trafegabilidade”, afirma o gerente da Usina, engenheiro Gabriel Bremmer.

 

Equipe de sinalização trabalhando em Ji-Paraná

O DER tem trabalhando dando suporte para o aeroporto José Coleto. O engenheiro Klayson Furtando, titular da 8ª RR, explica que devido às determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), diversas obras de adequação estão sendo realizadas para recebimento de novos vôos no município. “No que diz respeito à drenagem pluvial, o DER está realizando a execução de serviços de aterro para regularização do terreno e a instalação de sete bueiros de concreto, como trabalho infraestrutural de base na construção da cerca de isolamento de todo o aeroporto, determinada pelos órgãos competentes e que está a cargo de uma empresa licitada”, detalha o engenheiro Klayson.

Ainda no aeroporto José Coleto, o DER terminou esta semana a pintura de sinalização horizontal da pista e taxiway (área destinada para manobrar as aeronaves). A equipe foi designada pela Coordenadoria de Infraestrutura Aeroportuária e é vinculada à Coordenadoria de Operações e Fiscalização do DER.

PLANEJAMENTO E QUALIDADE

Operação tapa-buracos na RO-135

De acordo com o diretor-geral do DER, coronel Erasmo Meireles e Sá, “este trabalho só está sendo possível devido ao planejamento técnico das ações feito no ano passado, que vem possibilitando o cumprimento das determinações do governador Marcos Rocha para executarmos a manutenção de toda a nossa malha viária com eficiência, qualidade e consequente melhoria na trafegabilidade”.

Ao todo, o órgão faz a manutenção de 4500 quilômetros de rodovias não pavimentadas e de 1500 quilômetros de vias asfaltadas em todo o Estado, tem sob sua responsabilidade os aeroportos e aeródromos de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes, Guajará-Mirim e Costa Marques, além da fiscalização do transporte intermunicipal e serviços públicos de engenharia civil.

Leia Mais:

Trafegabilidade em Vilhena é garantida por melhorias na malha viária

Departamento de Estradas de Rodagem trabalha com diversas frentes de serviço na região de Buritis

Regional do Departamento de Estradas de Rodagem faz serviços de manutenção das ROs 133 e 455

Regional do DER na Zona da Mata executa serviços de manutenção da RO-491 em Santa Luzia

DER apresenta resultados de trabalho acima das metas no primeiro trimestre de 2020


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Luiz Augusto Rocha
Fotos: Arquivo DER
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Infraestrutura, Obras, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo