Governo de Rondônia
28/03/2024

CARNE

Frigoríficos de Rondônia estão aptos a exportar para a Malásia

23 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A carne bovina é o principal produto de exportação de Rondônia e corresponde a cerca de 50% das vendas externas do estado 

3 - FRIGORIFICOO Governo da Malásia autorizou a habilitação de dez frigoríficos de carne brasileiros para fins de exportação. O estado de Rondônia tem participação importante, pois três plantas frigoríficas rondonienses estão entre as dez habilitadas em todo o país: os frigoríficos Minerva e Marfrig, de Rolim de Moura, e o frigorífico JBS, de Vilhena.

“São plantas industriais modernas e que cumprem rigorosos modelos de produção de porte mundial”, explica o secretário da Seagri, Evandro Padovani. Ele lembra o trabalho realizado ao longo de mais de uma década por instituições como a Idaron, Emater, Seagri e, em especial, do produtor rural, no eficiente combate à febre aftosa. “Temos que destacar o produtor rondoniense, consciente da importância de vacinar o gado”, diz.

A notícia da habilitação dos frigoríficos brasileiros pelo governo do país asiático foi confirmada nesta terça-feira (22) pela embaixada brasileira de Kuala Lumpur, que recebeu os certificados de aprovação de oito unidades frigoríficas do Departamento de Serviços Veterinários do Brasil (DVS). As informações foram divulgadas em nota pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Rebanho

Rondônia possui um rebanho de 12 milhões de cabeças, sendo oito milhões de gado de corte. O estado é o principal produtor da região norte e um dos cinco maiores exportadores do país, além de ocupar a sétima colocação entre os maiores rebanhos. Boa parte do gado rondoniense ainda é tratada de modo natural, a pasto. É o famoso “boi verde”. Mas crescem no estado as iniciativas de confinamento de gado, para produção intensiva.

Em 2013, as exportações rondonienses de carne desossada de bovino congelada bateram novo recorde de crescimento, com uma elevação de 57%, atingindo um volume de US$ 474 milhões. A carne bovina é o principal produto de exportação de Rondônia e corresponde a cerca de 50% das vendas externas do estado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sandro B. André - Assessoria Seagri
Fotos: Sandro B. André
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária, Economia, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo