Governo de Rondônia
29/03/2024

MAIS CALCÁRIO

Fruticultor de Ji-Paraná deve aumentar a produtividade após correção do solo com calcário doado pelo governo estadual

19 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O calcário é um insumo que corrige a acidez do solo favorecendo maior produtividade

 

José Sabino Neto vive da fruticultura cultivada na chácara localizada na Linha 8 do Setor Itapirema, em Ji-Paraná. Ele deve receber na terça-feira (24) duas toneladas e meia das 1250 toneladas do insumo que o governador coronel Marcos Rocha entregou ao prefeito de Ji-Paraná Marcito Pinto na tarde de quarta-feira (18), numa ação governamental de fomento ao crescimento do setor produtivo em todo o estado por meio do programa Mais Calcário.

Ji-Paraná foi contemplada com 1250 toneladas de calcário, entregue pessoalmente pelo governador coronel Marcos Rocha ao prefeito Marcito Pinto

“Com o solo corrigido, não tenho dúvida de que a produção de cupuaçu e de jabuticaba vai crescer. Consequentemente, vou ganhar mais dinheiro. Agradeço ao governador pelo estímulo, aos técnicos da Emater que colheram amostras do solo para a realização da análise e à prefeitura que vai colocar o calcário dentro da propriedade sem custo algum”, disse o fruticultor, conhecido como Totó, na região em que vive.

O calcário é essencial para a correção da acidez do solo e é um potencializador do fertilizante nas lavouras. Após a aplicação correta do insumo e o PH do solo corrigido, aumenta a produtividade e evita-se mais derrubadas para abertura de novos campos agrícolas.

O governo estadual vem estimulando o crescimento do setor produtivo em todo o estado ao entregar gratuitamente o insumo de excelente qualidade nas prefeituras, que por sua vez, entrega diretamente aos interessados cadastrados.

É beneficiado com o produto, o pequeno produtor rural que se enquadra no programa Mais Calcário, da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). O calcário é de domínio do governo e extraído na usina Félix Fleury, localizada em Espigão do Oeste.

Na solenidade oficial de entrega de parte da carga destinada a Ji-Paraná, o governador Marcos Rocha destacou o compromisso em gerir o governo para o benefício de toda a população focado no desenvolvimento socioeconômico.

“O calcário é uma dessas ações, assim como a manutenção das estradas garantindo a escoação da produção. A Companhia de Mineração de Rondônia, que administra a usina de calcário, está com novo diretor que vai imprimir um ritmo de trabalho tornando a empresa superavitária”, declarou o governador.

Governador anunciou o início da obra de saneamento básico

O prefeito Marcito Pinto entende que a ação de governo é essencial para o aquecimento do setor produtivo. “É a somatória de interesses ao bem comum. O insumo nos é fornecido pelo governo e nós fazemos a distribuição ao homem do campo. Tudo se converte a um único objetivo: fortalecer a produtividade e a aquecer a economia”, frisou Marcito Pinto, ao agradecer o recebimento do produto e a parceria selada com o governo.

O secretário de Agricultura de Ji-Paraná, Reinaldo Pereira Andrade, disse que a carga do calcário é um presente do governador. “Nossa responsabilidade agora é entregar aos agricultores, cooperativas e associações cadastrados.”

Também participaram do ato da entrega do calcário em Ji-Paraná, os deputados estaduais Laerte Gomes, presidente da Assembleia Legislativa, e Jhony Paixão. O Poder legislativo local foi representado pelo presidente, vereador Affonso Cândido e pelo vereador Lourenil. Secretários estaduais e municipais também registraram presença na solenidade.

Leia mais:

 Emprego cresceu 50% em agosto em Ji-Paraná; Falta de qualificação é o maior impedimento para novas colocações

 Praça do Beira Rio Cultural de Ji-Paraná será entregue em novembro


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Esio Mendes e Dhiony Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Distritos, Economia, Evento, Governo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Saneamento, Tecnologia, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo