26/04/2024

Funcer participou de eventos e debates sobre cultura no mês de novembro

06 de dezembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Festival Festin Açu realizou o Fórum Internacional de Teatro

Na última quinzena de novembro, a Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer) participou de diversos eventos na busca de incentivar o fomento à cultura e estimular o diálogo entre sociedade civil, agentes culturais e o poder público.

A Funcer destacou três momentos em que participou na mediação das pautas culturais para o estado, entre eles, o 8° Festival de Teatro Festin Açu realizado em Guajará-Mirim. No dia 15 de novembro o município realizou juntamente com o festival, o Fórum Internacional de Teatro que levantou temas como a internacionalização de festivais e espetáculos no Norte do Brasil.

Em Ariquemes, foi a vez do Fórum Municipal de Cultura realizado no dia 24 no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), o encontro tratou assuntos relevantes para a área cultural do município e estado. Fabiano contou que oportunidades como essa são importantes para o debate e deliberação de pautas importantes para a área cultural, como a formulação do plano municipal de cultura, a formação do conselho municipal de políticas públicas culturais, o funcionamento e a gestão do novo teatro na cidade de Ariquemes, entre outros.

“O envolvimento de entidades e agentes que atuam no segmento cultural no intuito de implementar politicas públicas é imprescindível, queremos garantir o direito do estado e da sociedade acessar os bens culturais, assim como valorizar os artistas rondonienses e residentes em nosso estado”, disse Fabiano Barros, presidente da Funcer.

Por fim, no dia 29 de novembro, a Funcer em conjunto com a Biblioteca José Pontes Pinto através do diretor Lucas Trevisani, participaram da oficina e apresentação sobre a “Construção dos Planos Estadual e Municipal de bibliotecas, livro, leitura e literatura – O PNLL” durante o Flama – Festival de Literatura da Amazônia, evento organizado pela Prefeitura de Porto Velho. Lucas declarou que a oficina tratou sobre as diretrizes e a execução do plano estadual e municipal justamente para facilitar e incentivar o acesso dos usuários aos espaços de leitura e pesquisa.  “A Biblioteca tem que ser mais do que um espaço de depósito de livros, tem estar voltada para a comunidade e para o meio social, assim deve atender as necessidades como projeto de incentivo à leitura, por exemplo. Essa troca de experiências com participantes do segmento da biblioteconomia foi primordial para o ponta pé inicial de validação da lei e a construção de novas ações que envolvam ainda mais o leitor e o usuário desses espaços”, disse Lucas.

O presidente da Funcer estendeu agradecimentos a todos que convocaram a fundação na oportunidade de elevar a cultura rondoniense através dos festivais, fóruns e capacitações, assim como de seus atores.

Texto: Uill Alves
Fotos: Uill Alves e divulgação