Governo de Rondônia
18/03/2024

CULTURA

Funcer reforça a importância das artes cênicas na cultura em comemoração ao “Dia Universal do Teatro”

21 de março de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Atividades cênicas estão sendo desenvolvidas de forma virtual desde o início da pandemia

O Governo de Rondônia, por meio da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), reconhece a importância das artes cênicas para a cultura e para a sociedade, principalmente em tempos de pandemia.  Por ser uma das principais artes do mundo, ao dia 21 de março, foi dado o título de Dia Universal do Teatro.

Encenar é uma arte e um dos rituais mais  primitivos da humanidade, existe há mais de 30 mil anos. Desde aquela época os povos já utilizavam a encenação como uma maneira de contar histórias.

Antes da pandemia Teatro Palácio das Artes com suas 1005 poltronas lotadas

De acordo com a presidente da Funcer Simone Bittencourt “em cumprimento ao decreto de distanciamento social todas as salas de teatro do Estado estão fechadas. As aglomerações são prejudiciais e precisamos proteger a população”. Antes da pandemia as duas principais salas de teatro de Rondônia, o Teatro Palácio das Artes com capacidade para 1005 pessoas, e o Teatro Guaporé com capacidade para 235 pessoas recebiam público normalmente. Em 2019 foram 59 apresentações somente no Teatro Guaporé.

Com a pandemia a forma de fazer teatro mudou um pouco. “Quando falamos em teatro, imagina-se logo um grande espetáculo, com centenas de pessoas no publico, neste cenário de pandemia, este segmento sofreu drasticamente, pois para a realização de peças teatrais é necessário um grande elenco. Mesmo com tudo isso, o teatro vem se reinventando, com performances virtuais em todo o mundo. Aqui mesmo em Rondônia, muitos grupos teatrais estão participando de festivais por todo o País, de forma online, através dos editais contemplados pela Lei Aldir Blanc e também de forma independente”, salienta salienta a presidente da Fundação Cultural de Rondônia. Hoje, em Rondônia trinta grupos teatrais integram o Conselho Estadual de Cultura, mas sabe-se que existem muitos mais espalhados pelo Estado”. Isso mostra a importância do teatro para a cultura e a sociedade.

BENEFÍCIOS DO TEATRO

Assim como o esporte, melhora o desenvolvimento físico, coordenação motora capacidade de atenção e a colaboração em grupo, o teatro também traz benefícios para as pessoas. Não é difícil notar as diferenças geradas em uma pessoa antes e depois de assistir a um espetáculo. O teatro é uma das manifestações artísticas mais completas. As histórias contadas e vividas pelos atores, trazem o cotidiano de pessoas, lições de vida e posicionamentos sociais relevantes na construção do indivíduo e da sociedade.

O PALCO COMO LOCAL DE DEBATE

O palco é um local de debate de problemas enfrentados pela sociedade e vem sendo utilizado para debater necessidades as nossas necessidades, sejam elas individuais e sociais. “É indiscutível a importância dos teatros para a sociedade, este elo vai além de interpretações de roteiros, expressões corporais. O teatro nos leva a ter uma visão mais ampla da sociedade, além de incentivar a busca pelo conhecimento, e de forma lúdica e divertida aborda temas importantíssimos como: preconceito, respeito às diversidades étnicas, sexuais e de gênero, ajudando a disseminar um pensamento de mais amor e respeito entre as pessoas”, finaliza a presidente da Funcer.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Andréia Fortini
Fotos: Jeferson Mota / Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Lazer, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo