Funcer vai promover eventos que visam à inclusão cultural da população em 2021

14 de janeiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

No ano de 2020 a Funcer realizou atividades culturais de forma online.

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer) tem por finalidade estimular a cultura, educação e dar apoio aos profissionais. A fundação encerrou as atividades realizadas em 2020 e nicia 2021 com planejamentos e boas expectativas.

A Presidente da fundação, Simone Bitencourt, salienta que as unidades pertencentes a fundação foram diretamente impactadas pela situação da atual realidade. Apesar do ano incomum, a Funcer executou inúmeras programações no decorrer de 2020, englobando exposições culturais, incentivo a leitura, atendimento aos pesquisadores, cadastramentos dos artistas rondonienses, dentre outras. “Mesmo diante das impossibilidades de termos um público presencial, vários eventos que estavam marcados para ocorrer presencialmente foram realizados por  transmissões ao vivo e abertos à população em geral. Cumpre destacar que as ações programadas foram canceladas devido ao plano de contingenciamento de despesas para enfrentamento à Covid-19”.

A Presidente da Funcer agradeceu ao Governo do Estado de Rondônia, na pessoa do Governador Marcos Rocha. “Por meio das decisões tomadas, o governador possibilitou a reabertura das Unidades desta Fundação”. Simone agradeceu também a Superintendência de Estado do Esporte, Lazer e Cultura – (SEJUCEL),  à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e aos servidores e colaboradores que diante de um ano atípico, exerceram um trabalho preciso, mesmo que remotamente.

2021

Com o cronograma das atividades a serem realizadas em 2021 já montado, a expectativa para este ano é realizar os eventos culturais que visam à inclusão cultural da população Rondoniense, além das divulgações dos artistas, se adaptando e respeitando os protocolos de saúde determinados pelo Estado e utilizando os meios digitais.

Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Jeferson Mota/Daiane Mendonça