Governo de Rondônia
28/03/2024

EDUCAÇÃO

Garantir a alfabetização na idade certa foi o ‘pulo do gato’ em Sobral, diz vice-governadora do Ceará

05 de dezembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Izolda Cela em entrevista

Em Porto Velho para participar do Seminário em Educação, a vice-governadora do Ceará Izolda Cela disse que em 2001, quando iniciou gestão da educação de Sobral, “praticamente 52% dos meninos que estavam no terceiro ano não sabiam ler, eram analfabetos mesmo.”

Izolda Cela rememorou que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) trouxe investimentos para assegurar escola para todos, reforma e ampliação, mas a grande decepção da gestão à época foi saber que nada estava resolvido e que o nível de aprendizagem dos meninos era péssimo.

“O modelo não considerava também analfabetismo funcional. A primeira coisa é saber que o sistema produzia analfabetismo, eles passavam de um ano para outro com baixo nível de aprendizagem. Aquilo condenava a vida escolar da criança, e não é à toa que isso gera abandono, alta taxa de distorção nas series e atraso escolar”, disse Izolda Cela.

A vice-governadora deixou claro que Sobral e o Ceará não são uma ilha, onde não há problemas, mas naquele momento houve uma decisão política real de não permitir, não pactuar mais com o que acontecia. “Esse foi o pulo do gato. Problema tinha demais, porém decidimos por focar na alfabetização na idade certa”, afirmou.

O vice-governador Daniel Pereira disse que conheceu a experiência de Sobral, e lembrou que o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa é inspirado nos resultados obtidos pelo município.

Daniel Pereira explicou que é muito importante o envolvimento dos municípios nessa fase escolar, e disse que o seminário terá como foco a alfabetização.

“Não podemos mais fazer investimento para a criança ficar dois anos na escola, passar e não saber ler. Será preciso um milagre, sermão da montanha para que isso aconteça?”, indagou.

A palestra de Izolda Cela é Metodologia de Alfabetização, prevista para 11 horas, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores de Educação em Rondônia (Sintero). Antes, às 10h, está programada a palestra do ex-governador do Acre Binho Marques, que também exerceu os cargos de secretário de educação de Rio Branco e secretario estadual de Educação do Acre.Ele irá falar sobre reordenamento escolar nas redes municipais e estadual de ensino.

O ponto “realmente positivo” destacado por Izolda Cela no Ceará é a presença do estado como um coordenador efetivo de apoio aos municípios, acompanhando e estimulando a mudança.

Quando assumiu o cargo de secretária da Educação do Ceará, em 2007, Izolda Cela verificou a mesma coisa em diversas regiões do estado – a situação dramática da falta de aprendizagem e fracasso escolar. “Procuramos então levar para o estado o que aplicamos em Sobral em 2001. Procuramos fechar a torneira do fracasso escolar”, disse.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Marcos Pereira
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Educação, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo