Governo de Rondônia
Sábado, 04 de abril de 2020

HOMENAGEM

General Augusto Cesar Nardi recebe do governador Marcos Rocha a medalha Ordem do Mérito Marechal Rondon

13 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Marcos Rocha entrega Medalha Marechal Rondon ao General Nardi

A mais alta condecoração do Estado de Rondônia, a Ordem do Mérito Marechal Rondon, grau de Grande Oficial, foi entregue na tarde de quarta-feira (12), pelo governador Marcos Rocha ao general do Exército César Augusto Nardi de Souza.

Nascido em 1958, o general Nardi serviu a partir de 1998 na 17ª Brigada de Infantaria de Selva que fica em Rondônia e engloba parte do Acre e sul do Amazonas.  A partir de 16 de março de 2018 a 27 de fevereiro de 2020, o general assumiu o comando Militar da Amazônia, tendo a área de Rondônia sob sua jurisdição.

“Tive o privilégio de prestar serviço ao Estado de Rondônia, no qual cheguei com 40 dias de vida e por lá fiquei. Cresci no município de Guajará-Mirim e esta comenda tem um valor muito especial. Este presente é o reconhecimento do meu dever cumprido na região que me acolheu muito bem”, classificou o general.

O governador Marcos Rocha ressaltou as ações do comando na região que foram percebidas em várias áreas no Estado. “A atuação do Comando Miliar da Amazônia é fundamental para toda nossa singular região. Nossos militares possuem um treinamento rigoroso e específico que constitui pilar fundamental para defesa da nossa soberania. Ainda assim, prestam serviço valoroso junto à população indígena, ribeirinha, com atendimentos médicos e hospitalares em suas unidades. Além disso, contribuem para o progresso e modernização da sociedade com pesquisa científica, educação e construção de estradas que melhoram nossa mobilidade”, enumerou.

A comenda que em 2015 comemorou 50 anos de existência, foi criada pelo decreto nº 435 de abril de 1965 em homenagem à dedicação de Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon em desbravar a região que hoje é o Estado de Rondônia. O prêmio é uma exaltação a serviços prestados por cidadãos ou instituições diante dos desafios da floresta nativa, hidrografia e geografia distintas e condições climáticas rigorosas.

O Comando Militar da Amazônia (CMA) foi criado em 27 de Outubro de 1956. Acumulou o comando com a 8ª Região Militar, esta responsável pela Amazônia Legal desde 1821, quando ainda Governo das Armas do Grão-Pará, em Belém, porta de entrada para a conquista da Amazônia. O CMA teve sua sede transferida para Manaus em 1969 e em 1982 os Comandos do CMA e 12ª RM foram separados, passando as 8ª e 12ª RM a situação de subordinadas ao CMA. O Decreto nº 8.053/2013 criou o Comando Militar do Norte-CMN com sede em Belém/PA, recebendo do CMA todas as Organizações Militares situadas nos Estados do Pará e Amapá, com exceção do 8º BEC, que permaneceu subordinado ao CMA.

Também participaram da reunião o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, a secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) e primeira dama, Luana Rocha, e o secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Valdemir Carlos de Góes.


Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Marechal Rondon


Compartilhe