26/04/2024

AVALIAÇÃO

Gerente de Educação de Rondônia participa de reunião da Abave em Florianópolis

19 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

abave_sm A gerente de Educação da Seduc, Aparecida Meireles, participa até sexta-feira da VIII Reunião Geral da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), em Florianópolis (SC). O evento tem como tema “Avaliação de Larga Escala no Brasil: ensinamentos, aprendizagens e tendências”.

Aparecida Meireles lembrou, que em 1995 começou o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) com sua atual escala, em 1996, o Exame Nacional de Cursos (Provão), atual Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade), e em 1998, o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) . A Prova Brasil é de 2005. Nesse período foram realizadas também muitas avaliações estaduais e municipais.

O Brasil também começou a participar de avaliações internacionais. A primeira aplicação do Programa Internacional de Avaliação de Aluno (Pisa) foi em 2000 e a primeira avaliação da Orealc/Unesco (Primer Estudio Regional Comparativo y Evaluativo – Perce) foi em 1997.

Em colaboração com a Oreal/Unesco, a Abave realizou nessa terça-feira uma reunião satélite sobre o Tercer Estudio Comparativo y Explicativo (Terce), no mesmo local.

MINICURSOS OFERTADOS:

1)      Avaliações impressas ou no computador?, com Leonardo Carvalho (Geekie) e Renato Júdice (Geekie)

2)      Causalidade na Pesquisa Educacional: Métodos e suas aplicações, com Raquel Guimarães (UFPR) e  Ernesto Faria (Fundação Lemann)

3)      Escolas eficazes: fatores de elevado desempenho escolar e boas práticas escolares, com Adolfo Calderón (PUC/Camp), Dalton Andrade (UFSC) e Edivaldo Martins (PUC/CAMP)

4)      Formatos Inovadores de Itens para Testes Computacionais Adaptativos (Cat): expandindo possibilidades pedagógicas por novos meios de comunicação, com Carlos Mathias (UFF)

5)      Gestão escolar para resultados de aprendizagem, com Mirela de Carvalho (Instituto Unibanco) e Lúcia Couto (Instituto Unibanco)

6)      Letramento: os dados das/nas escolas, com Josiane Toledo (Caed/UFJF)

7)      Modelos da Teoria de Resposta ao Item – modelos para respostas não dicotômicas com uso de software livre, com Marcos Santos (UFMG)  e Augusto Filho (CEFET-MG).

Texto: Antônio Queiroz

Educação, Governo, Rondônia