Governo de Rondônia
29/03/2024

AUDIÊNCIA

Gestão compartilhada em escolas estaduais é debatida na Assembléia Legislativa

16 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Uma audiência pública foi realizada nesta segunda-feira (14) na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO) para debater a gestão compartilhada de escolas da rede estadual de ensino e que tem como gestores um militar e um professor.

O novo modelo educacional que vem sendo adotado tem como referência os Colégios Tiradentes da Polícia Militar de Rondônia, especialmente o do distrito de Jacy-Paraná e que tem recebido elogios por parte da comunidade.

A proposta de audiência pública foi solicitada pelo deputado estadual Lazinho da Fetagro (PT).

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) participou da audiência pública e a diretora Geral da Educação, professora Angélica Ayres negou que haja uma ameaça à gestão democrática e que apenas sete instituições em Rondônia foram contempladas com as mudanças.

Maria Angélica Aires, gerente de Educação da Seduc, disse que a gestão compartilhada das escolas não ameaça a gestão democrática.

Os favoráveis à gestão compartilhada dizem que ela vem como uma resposta à crescente violência no ambiente estudantil, seja contra professores, servidores ou entre os próprios alunos.

“Tomamos a iniciativa de realizar essa reunião para que todos os interessados, como uma forma de exercício de cidadania, tenham o ensejo de trocar informações sobre a gestão compartilhada. No fim, o que importa para nós é o bem estar da comunidade escolar”, declarou Lazinho da Fetagro.

A diretora do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM II), de Jacy-Paraná, 1ª tenente Erika Josiani Ossuci  fez uma explanação sobre o modelo de gestão compartilha que foi implantado no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Jacy-Paraná , exibindo um vídeo, com prioridade aos princípios éticos e regras morais.

Da audiência pública participaram o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero), Universidade Federal de Rondônia, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Rondônia (OAB/RO), Federação Unitária dos Servidores Estaduais de Rondônia (Funspro), representante da Pastoral da Educação da Arquidiocese de Porto Velho, representante da Febrafisco, Sintec, CUT.

Os deputados estaduais Anderson do Singeperon (PV), Jesuino Boabaid (PMN), Léo Moraes (PTB), Adelino Follador (DEM), Hermínio Coelho e o diretor do Colégio Tiradentes da Polícia Militar em Porto Velho, coronel Lima, participaram dos debates e puderam emitirem suas opiniões.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Chapinha Paes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo