Governo de Rondônia
29/03/2024

ORÇAMENTO

Gestão Orçamentária é tema de curso oferecido pela Escola de Governo

10 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A parceria entre a Escola de Governo e Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) viabilizou a participação de mais de 60 servidores do estado no curso presencial sobre ‘Gestão Orçamentária’, ministrada pela coordenadora de Planejamento Governamental da Sepog, Beatriz Basílio, nas últimas quinta e sexta-feira (5 e 6), na sala de treinamento da Escola.

Temas como o processo de planejamento governamental com foco na gestão e execução do orçamento público; as peças que compõem a elaboração do orçamento (Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária (LOA)) e seus fundamentos legais; as exigências baseadas em instruções normativas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), por exemplo, entre outros assuntos, foram traduzidos em linguagem mais simples e prática pela coordenadora.

A técnica de Controle Interno da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Marcela Alves, parabenizou a iniciativa do governo de aperfeiçoar o conhecimento sobre o tema não só dos servidores que trabalham direto com o orçamento, mas também os de outras áreas no âmbito do poder executivo.  “Achei interessante porque percebi técnicos de várias funções. Isso é ótimo para que estejamos todos alinhados e até mesmo para que eles entendam como funciona o processo orçamentário como um todo. Tudo começa no orçamento para que as ações tenham uma boa execução”, completou a servidora que destacou o tema sobre avaliação dos programas de governo como um dos que mais chamou sua atenção. “Vai auxiliar muito no setor o qual trabalho em relação à elaboração do relatório anual de gestão”.

Coordenar, consolidar, reformular e acompanhar a execução do orçamento do Estado e do Plano Plurianual (PPA) é uma das atribuições da Sepog destacada pela coordenadora durante o treinamento. “Desta forma, é de suma importância ter em mente que todas as decisões relacionadas à execução do dinheiro público devem passar pela secretaria”, reiterou.

Transparência

Na oportunidade, Beatriz lembrou que a Sepog está agora na fase de elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o exercício financeiro de 2021 e que o cronograma das ações que envolve este processo está disponível no portal da Sepog, por meio de acesso ao banner “LDO 2021”.

A equipe também disponibilizou o endereço de e-mail: sugestoesldoro@sepog.ro.gov.br  que servirá como ferramenta de interação e transparência também com os cidadãos.

Leia Também:

Encontro alinha orientações para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentária do Estado para 2021

Sistema de planejamento orçamentário do Estado será utilizado pela prefeitura de Ministro Andreazza

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Economia, Evento, Governo, Legislação, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo