ASBRAER

Gestor da Emater Rondônia assume cargo na diretoria da maior entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural do País

26 de fevereiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Eleição da diretoria para o biênio 2021/2023 foi por videoconferência

O Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), conquistou cargo de liderança na Assistência Técnica e Extensão Rural nacional.

O diretor-presidente da Emater,  Luciano Brandão, assumiu o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades Públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer).

A eleição da diretoria para o biênio 2021/2023 ocorreu na última quarta-feira (24), durante a 59ª Assembleia Geral da Asbraer, realizada por videoconferência. A eleição de um representante da região Norte para ocupar um cargo no primeiro escalão da diretoria da Asbraer é um marco muito importante, pois demonstra o crescimento e a maturidade com que a Região Amazônica vem conduzindo os serviços de assistência técnica local. “Essa é a primeira vez que a região Norte tem um representante em um cargo de tamanha responsabilidade dentro da Asbraer e nós faremos jus à essa confiança que nos foi depositada”, diz o diretor-presidente da Emater e agora vice-presidente da Asbraer, Luciano Brandão.

A região Norte tem peculiaridades únicas, que a diferenciam das demais regiões do país. Falou sobre as dificuldades de acesso a lugares distantes e a falta de acesso à internet de boa qualidade, são apenas alguns dos obstáculos enfrentados pelas entidades que atuam na Amazônia. Porém, nada disso impede que os serviços prestados pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) estejam presentes em todos os lugares.

Essa é a primeira vez que a Região Norte assume um cargo de tamanha relevância na Asbraer

São muitas as iniciativas levadas pelos milhares de extensionistas que atuam diretamente com a família rural. Tudo para melhorar, não somente a produção e produtividade no campo, mas garantindo técnicas e viabilizando a produção sustentável para dar dignidade à família rural.

A composição dos conselhos diretor e fiscal ficou assim definida:

CONSELHO DIRETOR
Presidente Nacional, Nivaldo Magalhães (Empaer/PB), Vice-presidente Nacional, Luciano Brandão (Emater/RO), Vice-presidente da Região Norte, Valdenor Cardoso (IDAM/AM) , suplente Cleide Amorim (Emater/PA), Vice-presidente da Região Nordeste, Antônio Amorim (Ematerce/CE), suplente Francisco Guedes (Emater/PI), Vice-presidente da Região Centro-Oeste, Pedro Leonardo (Emater/GO), suplente Denise Fonseca (Emater/DF), Vice-presidente da Região Sudeste, Luísa Barreto (Emater/MG), suplente Marcelo Monteiro (Emater/RJ), Vice-presidente da Região Sul, Natalino Avance (IDR-Paraná), suplente Geraldo Sandri (Emater/RS).

CONSELHO FISCAL
Diniz Dias (IDR-Paraná), Cláudio Bortolini (Emater/MG), Loislene Trindade (Emater/DF), para titulares, tendo o Cláudio Bortoline como presidente do Conselho e para suplência, Humberto Bicca (Epagri/SC), Antelmo Teixeira (Emater/GO) e Lais da Cruz das Neves (Bahiater).

Participaram da eleição os presidentes das entidades de Ater do país. O mandato da nova diretoria será no período de 01/05/2021 à 30/04/2023.

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Irene Mendes e Juliana Silva