Governo de Rondônia
25/04/2024

PERSPECTIVAS

Gestor da Emater Rondônia assume oficialmente cargo na maior Entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural do País

07 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Pela primeira vez, um representante de Rondônia assume cargo da direção nacional da Asbraer

Rondônia desponta entre as grandes lideranças nacionais. Pela primeira vez, um representante do Estado assume o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). O diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Luciano Brandão, tomou posse oficialmente, na quarta-feira (5) para o mandato que vai até 30 de abril de 2023.

A Asbraer é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, que mantém ativa a integração e o intercâmbio das 27 entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural (Ater) do país afiliadas, assegurando a inserção de seus serviços na agenda nacional e em defesa de um modelo de desenvolvimento social justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável.

Luciano ocupava o cargo de vice-presidente da Asbraer para a região Norte para o biênio 2019-2021, cargo esse que chegou a ser ocupado por outros presidentes da Emater-RO, mas o cargo de vice-presidente nacional da entidade não havia sido ocupado ainda por um representante de Rondônia.

A perspectiva é que os serviços de assistência técnica e extensão rural sejam intensificados na região Norte

A eleição foi realizada em 24 de fevereiro, durante a 59ª Assembleia Geral da Asbraer, onde Nivaldo Moreno Magalhaes, diretor-presidente da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), foi eleito presidente para o biênio 2021-2023. Na ocasião também foram eleitos os vice-presidentes das cinco regiões do país e os membros do conselho fiscal da entidade.

A perspectiva é que, com um representante do Estado na diretoria nacional da Asbraer, os serviços de Ater possam ser intensificados. Pedro Arraes, diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Dater/Mapa) e que participou da Assembleia, levou a mensagem da Ministra Teresa Cristina, dizendo que o ministério tem trabalhado em uma chamada para residência agrícola da Ater pública, cujo programa visa o desenvolvimento dos jovens das áreas agrícolas e afins, com competências para o mercado de trabalho.

Outra perspectiva está na amplitude do Ater Digital, ou Ater 5.0, cuja ideia é fortalecer o sistema de Ater modernizando seus serviços, por meio da integração e compartilhamento de informações, apoiando sistemas que buscam a melhoria de produtividade, além da capacitação de extensionistas no uso dos recursos e ferramentas disponíveis. Em seu pronunciamento, Arraes enfatizou que o objetivo da Ater Digital não é substituir os serviços presenciais, mas sim, para potencializar esses serviços.

Devido à pandemia, não foi possível a realização do evento presencial, mas a posse oficial foi realizada durante a 32ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação da Asbraer, tendo sido o ato lavrado pela plataforma Zoom. O período do mandato é de 1º de maio de 2021 a 30 de abril de 2023.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Rayne Andrade e Wania Ressutti
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo