EDUCAÇÃO

Gestores e professores da Escola Custódio Gabriel Filho são orientados para o Saeb

10 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O Saeb será realizado em outubro em todas as escolas da rede estadual de Rondônia

Nesta segunda-feira (9), em Alto Paraíso, a equipe gestora, pedagógica e professores do 5º e 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Custódio Gabriel Filho, participaram de uma reunião com técnicos da Coordenação Regional de Educação de Ariquemes (CRE/Ariquemes) com a finalidade de passar orientações quanto ao Sistema de Avaliação da Educação Básica, além das ações e estratégias que serão desenvolvidas até o próximo mês, quando acontece a avaliação.

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) está orientando as Coordenações Regionais de Educação de Rondônia e os gestores escolares para a maior edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)  que será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 14 e 25 de outubro, em escolas públicas do Estado.

De acordo com o secretário da Seduc, Suamy Vivecananda, a avaliação externa em larga escala, realizada pelo Inep desde 1990, deverá ter público recorde na edição de 2019. Os resultados permitirão compreender melhor a realidade das escolas e das redes municipais e estaduais de educação. Ao medir o aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, o Saeb subsidia o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

As diretrizes para realização do Saeb 2019 foram apresentadas na Portaria nº 271, publicada no dia 25 de março, no Diário Oficial da União (DOU). Serão avaliadas todas as escolas públicas, e uma amostra de escolas privadas, que oferecem o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e a 3ª e 4ª série do Ensino Médio.

Professores e gestores escolares tomaram conhecimento das ações para o Saeb

Um detalhe lembrado pelo secretário Suamy diz respeito a avaliação da alfabetização, conforme solicitação da Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), foi adiada para o Saeb 2021, quando as escolas de todo país tiverem implantado a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estiverem ajustadas às políticas de alfabetização propostas pela referida Secretaria.

Uma amostra de escolas públicas com turmas do 9º ano do Ensino Fundamental fará, além das provas de Língua Portuguesa e Matemática, provas de Ciências da Natureza e de Ciências Humanas, tendo a BNCC como referência.O Saeb é aplicado em escolas de zona urbana e rural que tenham pelo menos dez estudantes matriculados nas etapas avaliadas.

As provas de Língua Portuguesa e Matemática seguirão as matrizes vigentes, preservando a comparabilidade entre edições e a manutenção da série histórica de resultados do Saeb e o Ideb, como previsto no Plano Nacional de Educação (PNE). As provas de Ciências Humanas e da Natureza não serão consideradas para este cálculo. Serão aplicados questionários para os diretores de escola, ou responsáveis legais das unidades escolares; professores e estudantes das turmas avaliadas.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Nilta Moreira Braga Nunes