Governo de Rondônia
25/04/2024

CAPACITAÇÃO

Gestores escolares são capacitados para construção de ações inovadoras no ensino integral

24 de agosto de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Na formação especial, o público alvo foi os gestores nomeados no ano de 2020, utilizando a plataforma on-line para capacitação

 

O Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), vem realizando o fortalecimento das bases teórica, metodológicas e práticas dos gestores que trabalham nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTIs), preparando para desenvolver e construir ações inovadoras, como propõe o Programa Escola do Novo Tempo, visando a replicação de boas práticas e a formação integral e integrada do estudante.

O Programa Escola do Novo Tempo preza pela aplicabilidade de três premissas que são: a formação acadêmica de excelência, a formação para a vida e a formação para o desenvolvimento de competências para o século 21, conforme relata a coordenadora geral do Programa, Izis Cúbia Mendes Leandro da Silva. “O programa realiza a articulação entre o modelo pedagógico e de gestão, que possibilita a cada escola de ensino médio em tempo integral construir em suas ações o alinhamento e, consequentemente, o fortalecimento das equipes escolares, por isso o aprofundamento nas formações é importante para gestores, coordenadores e professores. Outro fator que distingue esse projeto é que, além da dimensão pedagógica, sua fundamentação abrange também perspectivas voltadas ao protagonismo, ao mundo do trabalho, à ciência e tecnologia”.

Durante a pandemia, as formações são realizadas através da plataforma on-line oficial do Governo

A formação dos gestores os torna um referencial no modelo pedagógico e de gestão do programa. Entre suas várias atribuições está fortalecer e mobilizar as equipes escolares, para que todos estejam voltados para a construção do projeto de vida do estudante. “Dessa forma, as equipes, ao apropriarem-se das premissas do modelo, mobilizam-se para o cumprimento do currículo, tecendo um fazer pedagógico voltado aos princípios e valores adotados, focados no objetivo de desenvolver no jovem a autonomia, a solidariedade e a competência, levando-o à construção de competências cognitivas e sócio emocionais”, explica a coordenadora.

A coordenadora acrescenta que as equipes desenvolvem trabalhos espetaculares e os gestores e professores são dedicados, motivados, criativos e prontos para os desafios. “Todos trabalham sempre com o objetivo de promover uma educação de qualidade, pois esse é o foco da Secretaria Estadual de Educação, isso torna o programa um grande referencial”, disse Izis Cúbia.

A Gerência de Educação Básica elabora um cronograma de formações com todas as subgerências e núcleos, na qual essa mobilização organiza previamente todas as equipes escolares que integram a Seduc. O programa atende 4.343 estudantes em 18 escolas e contempla 12 municípios do Estado de Rondônia.

As formações são realizadas através da plataforma oficial do Governo, o que permite a participação de pessoas de vários municípios e até de outros Estados. “Nesta formação em especial, o público alvo foi os gestores nomeados no ano de 2020, teve a duração de oito horas, distribuídas em dois dias, atendemos 25 servidores entre gestores e técnicos. Tivemos também, nesta mesma semana, uma Roda de Conversa organizada pela Professora Clarice, nossa especialista pedagógica, e atingimos 56 professores e coordenadores que trabalham no programa”, explicou Izis Cúbia.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Arquivo Seduc e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Concursos, Educação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo