Governo de Rondônia
Segunda, 17 de maio de 2021

SOLIDARIEDADE

Gincana escolar promove campanha de doação de sangue

30 de outubro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Escola Rio Branco realiza gincana solidária

Escola Rio Branco realiza gincana solidária

Nesta  quarta-feira, 29, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Branco, de Porto Velho, deu exemplo de cidadania através de campanha de doação de sangue. A FHEMERON realizou coleta de sangue e cadastro de doador de medula óssea (REDOME) na própria instituição, onde está ocorrendo a gincana escolar desse ano.

Alunos aguardando doação e amigos que doaram

Alunos aguardando doação e amigos que doaram

A programação da gincana é composta por diversas atividades que estimulam a responsabilidade social e a interação com a comunidade. Conforme explicou a coordenadora geral da gincana, a Professora Rosylea Azevedo Ribeiro, várias atividades fazem parte da competição: doação de sangue, revitalização de alguns espaços da escola, venda de rifas, visita a casa do ancião, teste de glicemia, apresentação de músicas, poemas, pinturas, etc.

Doadores de sangue na escola Rio Branco

E uma das atividades que mais chamou a atenção, inclusive da imprensa, foi a campanha de doação de sangue. Alunos, professores, servidores e pessoas da comunidade, ainda mais tendo como um dos parceiros da gincana o Hospital do Câncer, foram sensibilizados. No total, 34 pessoas passaram pela recepção na coleta externa que ocorreu na instituição.

Exemplo de estudante doando sangue

Exemplo de estudante doando sangue

Vários alunos, inclusive menores de idade (16 e 17 anos), vieram doar sangue. Um desses alunos foi Diego Felizardo de Souza, 17, em que seu pai Wilson Felizardo de Souza o acompanhou para assinar o termo de consentimento. O pai orgulhoso da atitude do filho enfatizou a própria consciência do filho em realizar esse gesto nobre: “a gente estimula, mas ele mesmo se sente na obrigação de vir doar sangue. Não é a primeira vez que ele doa!”

Os professores da escola também deram ótimo exemplo doando sangue. Na classe dos docentes que doou sangue na campanha, um deles foi o professor de sociologia Lino Schwamback, que conforme relatou já é doador de sangue desde 1997, quando seu irmão precisou de transfusão sanguínea. Ele doa sangue para ajudar as pessoas que precisam, assim como um dia um familiar seu precisou.

Prof. Denise Andrade Martins

Prof. Denise Andrade Martins

O assistente social Dimarães da Silva, que faz parte da equipe de Captação de Doadores da Fhemeron, destaca o papel da escola em incutir no jovem a ideia de responsabilidade e cidadania. E pelo discurso e demonstração de satisfação de diversos doadores que foram doar sangue pela primeira vez e pretendem continuar doando, a lição foi apreendida.

Pelo exemplo da professora de língua portuguesa Denise Andrade Martins doou sangue pela primeira vez, e estava sorridente em poder salvar em vidas. O aluno Nelson Pereira Alves Neto também doou pela primeira vez na gincana afirma que pretende continuar doando sangue e ajudando ao próximo.

4- Recepção de Doadores de Sangue e Cadastro de Medula Óssea

A escola pretende encerrar a gincana dia 03 de novembro. Mais informações sobre a competição podem ser obtidas na Escola Rio Branco, localizada na Av. Rafael Vaz e Silva, 1250, Bairro Roque,em Porto Velho.

E quem quiser doar sangue ou fazer cadastro para ser doador de medula óssea deve procurar a Fhemeron, que fica ao lado do Hospital de Base. O horário de funcionamento da instituição é de segunda a sexta-feira, no horário das 7h15 às 18h00; e aos sábados normalmente das 8h às 12h00. Trazer documento com foto expedido por órgão oficial.

Alunos da escola pintam e revitalizam os espaços da escola

Alunos da escola pintam e revitalizam os espaços da escola

4-Quadros pintados por alunos da escola-retrato de pvh

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 0800-642-5744 ou (69)3216-2234 (Serviço Social).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Sofia Lampert
Fotos: Sofia Lampert
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Rondônia, Solidariedade


Compartilhe