Governo de Rondônia
Segunda, 21 de junho de 2021

Governador abre Ano Letivo de 2014 e inaugura escola em Jaci-Paraná

10 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

 

012Recepção – Uma multidão cercou o governador Confúcio Moura em sua chegada ao local da solenidade. Crianças, jovens e adultos cumprimentaram o governador que, no momento da solenidade, foi aplaudido de pé, como reconhecimento de seu trabalho pelo distrito de Jaci-Paraná.

 

Elogio – O vereador Jurandir Bengala (PT-Porto Velho) elogiou a iniciativa do Governo do Estado, Polícia Militar, ESBR e Seduc pela construção da escola. Ele disse que Confúcio Moura acertou quando adotou o ano de 2014 como “O Ano da Educação em Rondônia” e aproveitou a oportunidade para pedir apoio do governador para recuperar ruas e avenidas do distrito.

 

Formação – Para o coronel PM Paulo César, comandante geral da Polícia Militar de Rondônia a inauguração da escola mostra a visão e a sensibilidade do governador Confúcio Moura para o problema educacional no Estado. O estabelecimento educacional  irá beneficiar diretamente centenas de jovens com a oferta de vagas e será referência e modelo educacional para as futuras construções. “A escola vai contribuir para a formação dos cidadãos, pois missão dada é missão cumprida”, afirmou.

 

Crescimento demográfico – O deputado estadual Ribamar Araújo lembrou que o distrito de Jaci-Paraná foi quem mais sofreu, no plano social, pela construção das usinas no rio Madeira. “O distrito tinha três mil pessoas e, de repente, chega a 15 mil pessoas. Os problemas sociais se avolumaram. O parlamentar elogiou as ações do governador Confúcio Moura no município e agradeceu em nome da população de Jaci-Paraná. “Quero em nome da família do sargento Silvério agradecer por ter o governador autorizado colocar o nome do militar no ginásio poliesportivo”, asseverou

 

Apoio para segurança – O deputado estadual Zequinha Araújo falou sobre sua atuação política no distrito e pediu ao Governo do Estado investimento para o setor de segurança e apoio da Polícia Civil. Outro pedido do deputado foi para a recuperação das ruas e estradas vicinais de Jaci-Paraná.

022

Prevenção às drogas – A exploração sexual foi a tônica da deputada estadual Epifânia Barbosa, lembrando que paralelo à questão social está o consumo de drogas, especialmente o de “crack” que está sendo ampliado para os distritos. “A tenente Ossuci terá muita dificuldade para implantar uma filosofia educacional que possa contemplar os jovens do distrito. Acredito no trabalho da diretoria do colégio e tenho certeza que o benefício maior é para Jaci-Paraná”, garantiu.

 

Parceria – José Lúcio de Arruda Gomes, diretor institucional da ESBR, destacou a parceria entre o Governo do Estado e o consórcio, que está à frente da construção da Usina de Jirau, pois está usando a compensação social para investir na educação. “Nossa parceria foi firmada pelo compromisso assumido pelo governador em uma reunião, em que mostrou que desejava construir a “escola dos sonhos” em Jaci-Paraná.

 

Confiança – Dalton di Franco, vice-prefeito de Porto Velho, pesquisando a história de Jaci-Paraná, afirmou que o distrito chegou a ser chamado de General Ponce, nos anos 50, e depois  de Jaci-Paraná. O vice-prefeito agradeceu ao governador Confúcio Moura, ao secretário Emerson Castro (Seduc) e a ESBR pela confiança em construir uma escola de tamanha importância para a população do distrito de Jaci-Paraná e colocar sua gestão escolar sob a responsabilidade da Polícia Militar de Rondônia. “A tenente PM Feminina Ossuci está à frente da direção da escola e vem realizando uma administração séria, participativa e que conta com o apoio da comunidade. A melhoria da qualidade do ensino é um dos objetivos proposto pelo Governo do Estado  e que será seguido à risca”. Dalton lembrou que, recentemente, um país da Europa fechou três presídios e os recursos foram direcionados para educação.

 

Soma de esforços – O secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, agradeceu a confiança do governador Confúcio Moura ao empossá-lo no cargo. Com a inauguração do CTPM II e a abertura do Ano Letivo de 2014, os trabalhos aumentam e, com eles, a responsabilidade de conduzir a educação para a melhoria da qualidade do ensino.

031

Castro afirmou ser o governador Confúcio Moura um visionário, pois um sonho foi transformado em realidade e que se concretiza com a inauguração da escola.

 

O secretário disse que a população de Jaci-Paraná sofreu bastante nos últimos anos e que precisou Confúcio Moura ser governador para que o distrito começasse a receber obras e a prova maior é a entrega da escola. “O governador Confúcio Moura, apesar de ser médico, seria um excelente professor, pois com sua visão diferenciada construiu uma escola que era apenas um sonho e hoje se tornou realidade”, justificou. O secretário convocou a todos para somar esforços com o governador Confúcio Moura e fazer com que 2014 possa ser traduzido em um ano de bons resultados para o setor educacional de Rondônia.

 

Ano Letivo – O governador Confúcio Moura declarou a abertura do Ano Letivo de 2014, e fazendo a apresentação dos uniformes – por intermédio de vários jovens – que serão usados pelos estudantes e que os receberão gratuitamente. Ele destacou o empenho da ESBR, de políticos, empresários e do comerciante Antônio Jacanã que fez a doação da área para a construção da escola.

 

O governador pediu rigidez, disciplina e comprometimento dos pais para com a cidadania. Inclusive, deixou claro que os pais serão sempre chamados quando um estudante não se comportar e que serão cobrados por quaisquer atos de vandalismo que venham ser praticados no estabelecimento de ensino. “Se um estudante riscar as paredes, os pais irão limpá-las. Se quebrar, os pais pagarão. Queremos rigidez e disciplina”, afirmou sob aplausos do público presente.

 

Asfalto – O governador foi aplaudido ao anunciar seis quilômetros de asfalto, que ligarão a escola com a BR-364, no distrito de Jaci. O público vibrou quando o governador disse que todas as casas do distrito de Jaci terão água encanada.

 

Confúcio pediu para que os estudantes da escola participem da formação da futura fanfarra e que se espelhassem na Banda da Polícia Militar do Estado de Rondônia.

041Placa – Antes do encerramento da solenidade, familiares do 2º Sargento PM Silvério receberam das mãos do governador Confúcio Moura uma placa em homenagem ao militar que faleceu no exercício de suas funções no quartel do distrito. A homenagem foi considerada das mais justas e os familiares agradeceram ao governador pelo reconhecimento da bravura e profissionalismo do ente querido que agora, oficialmente, empresta seu nome ao ginásio poliesportivo do CTPM II.

 

Agradecimento – A tenente PM Ossuci, diretora do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Jaci-Paraná entregou uma placa ao governador Confúcio Moura pela obra que foi entregue à população de Jaci-Paraná. O governador percorreu todas as dependências da escola acompanhado das autoridades presentes. Foram realizadas apresentações  culturais, de lazer, recreação e entretenimento para o público presente, que lotou as dependências do ginásio poliesportivo. O evento contou com as participações de lideranças sindicais, associativistas e comunitárias, representantes de autoridades, além de empresários, comerciantes e populares  do distrito de Jaci-Paraná.

 

Texto: Antônio Queiroz

 

Fonte: Assessoria Seduc

 

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe