Governo de Rondônia
Sábado, 19 de junho de 2021

OBSERVATÓRIO

Governador acompanha implantação de sistema que unifica informações do Estado de Rondônia

23 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O trabalho de implantação da ferramenta Observatório do Desenvolvimento Estadual (ODE), onde mais de um milhão de informações relacionadas ao Estado de Rondônia estarão disponíveis a qualquer cidadão por meio de uma plataforma web, teve o acompanhamento do governador Confúcio Moura nessa segunda-feira (22) durante reunião entre o secretário estadual do Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, coordenadores do projeto no âmbito da Sepog e o representante da empresa responsável pela implantação do sistema, Fausto Fonseca, TOQ-Soluções.

Confúcio disse que o sistema deve funcionar também como um filtro da verdade, com informações mais transparentes possíveis

Confúcio disse que o sistema deve funcionar também como um filtro da verdade, com informações mais transparentes possíveis

O projeto foi inicialmente idealizado a partir da institucionalização da Política Estadual de Desenvolvimento Regional (PEDR) com o objetivo de melhor monitorar e avaliar os planos, programas e ações desta política por meio do intercâmbio de informações com os demais órgãos, entidades da administração indireta, organizações da sociedade civil, municípios, entre outros.

Durante a reunião, George Braga explicou os ganhos que o estado passa a ter com a implantação do Observatório e as diversas possibilidades da utilização das informações pelos cidadãos e gestores. Entre elas está a realização de projeções e simulações do comportamento da economia estadual durante os intervalos das divulgações de dados oficiais do Instituto Brasileiro de Estatísticas (IBGE), por exemplo.

Ele também lembrou que será possível o cruzamento de dados gerando informações que respondam às questões de potencialidades de Rondônia e que possam atrair investimentos. “As informações também podem direcionar atos de gestão servindo como base na tomada de decisões, além de auxiliar a comunidade científica na realização de pesquisas”, complementou Braga.

Para Confúcio Moura, além de toda capacidade informativa do portal, o sistema deve funcionar também como um filtro da verdade, com informações mais transparentes possíveis. “Temos que ser francos, pois a plataforma ficará disponível à população e servirá até como aspecto crítico. As escolas, por exemplo, devem estar listadas, com suas respectivas fotos, informações de últimos investimentos e demais dados que possam embasar um diagnóstico e fundamentar as principais necessidades. Assim deve ser em todas as áreas com informações de economia, agronegócio, serviços, população, indicadores sociais, entre outros”, ponderou o governador.

A parceria e o trabalho conjunto entre os órgãos foram apontados como um dos aspectos mais importantes para o sucesso da plataforma que, segundo Fausto Fonseca, deverá estar com sua primeira versão pronta em 90 dias. “O trabalho de localização e levantamento de dados junto às instituições já foi iniciado junto com a coordenação da Sepog para que posteriormente possamos trabalhar os indicadores”, destacou o representante da TOQ – Soluções.

Leia Mais:

Informações que serão unificadas em Observatório online começam a ser levantadas nos órgãos estaduais

Assinado contrato de implantação de sistema que vai integrar informações de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Rondônia


Compartilhe