Governo de Rondônia
28/03/2024

MEIO AMBIENTE

Governador alerta os produtores rurais de Rondônia para o Cadastramento Ambiental Rural

13 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Em entrevista no final de semana para a imprensa de Ariquemes, o governador Confúcio Moura falou sobre a importância do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para os produtores rurais. O governador lembrou aos produtores rurais que o prazo para o cadastramento Ambiental Rural termina no mês de maio e todos – proprietários de chácaras, sítios, terras em assentamentos; médios ou grandes fazendeiros; colonos de toda natureza -, devem realizá-lo, de acordo com a Lei e o Código Florestal.

Márcio Félix, Confúcio Moura e Zé Geovani durante o programa Ariquemes Terra Viva

Confúcio Moura e Zé Geovani durante o programa Ariquemes Terra Viva

Confúcio explicou que aquele que não se cadastrar,  não poderá renovar empréstimos ou contrair empréstimos bancários, citando por exemplo o Banco da Amazônia, e ficará impedido de comercializar madeira ou fazer um tanque de peixe, pois não conseguirá a licença ambiental de qualquer natureza. “Você terá um prejuízo enorme. Será uma terra inútil”, alertou.

Quanto aos produtores que não fizeram o cadastro, por receio de expor a situação de sua terra ao governo, com medo de fiscalização, Confúcio disse para ficarem tranquilos. Ele comparou o CAR com a declaração de Imposto de Renda, que é feito anualmente pelos cidadãos, declarando os bens e ou isenção.

“Se você não fizer a declaração de renda, será multado. Assim também funciona o CAR, o produtor tem que declarar o que tem em seu lote”, ressaltou o governador, informando aos produtores que a Emater e prefeitura estão a disposição para eventuais esclarecimentos.

De acordo com o governador Confúcio Moura, hoje o Estado tem 44 mil propriedades no CAR, mas a meta alcançar 120 mil propriedades.

DESTAQUE

Na comparação entre as cinco regiões do país, Rondônia se destaca como o estado que mais avançou no Cadastramento Ambiental Rural (CAR), com 62,31% das propriedades já cadastradas. O anuncio foi feito em fevereiro deste ano pelo Ministério da Agricultura, em reunião com representantes de órgãos federais e estaduais do meio ambiente, em Brasília.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Ecologia, Economia, Legislação, Meio Ambiente, Previdência, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo