Governo de Rondônia
29/03/2024

Governador anuncia telefonia móvel rural

27 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

791C6B62-12E8-4FC8-97DD-33B53688B583_3-Telefonia-Movel-nos-Distritos-e-Localidades-do-Estado-de-Rondonia_24.02.14_Fotos_Daiane-Mendon-5_640x402A telefonia móvel vai chegar à área rural de 21 municípios até junho próximo. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira, 24, pelo governador Confúcio Moura, em solenidade de lançamento da primeira etapa de implantação de telefonia móvel em distritos e outras localidades do Estado, que aconteceu no auditório do palácio Presidente Vargas, com a presença de representantes da Claro, a operadora vencedora do certame; deputados, prefeitos e vereadores.

Entre os beneficiados estão os municípios de Cabixi, Castanheiras, Chupinguaia, Colorado d’Oeste, Parecis, Pimenteiras d’Oeste, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, São Felipe d’Oeste, Theobroma e Vale do Paraíso.

 

3-Rodrigo-Morgado_Claro_Foto_Daiane-Mendonca1_349x480O engenheiro Rodrigo Morgado, gerente da operadora, fez a apresentação do projeto, que inicialmente vai chegar a 21 municípios, mas até dezembro de 2015 alcançará os 52 municípios do Estado.  Ele assegurou a todos que a empresa vai se empenhar para cumprir ou até mesmo antecipar os prazos que estão assim distribuídos: 21 municípios até junho, seguidos de 28, até dezembro de 2014 e três para 2015. Segundo ele, a Claro vai levar a telefonia móvel às localidades que estiverem a até 30 quilômetros da sede municipal. A empresa vai oferecer, além de telefone, a conexão através da internet. O engenheiro adiantou que as escolas nas localidades beneficiadas serão inseridas imediatamente no programa.

Os serviços de telefonia móvel têm estado no topo das listas de reivindicações das comunidades rurais, alegam deputados, prefeitos e vereadores, que atribuem à tecnologia importância fundamental em qualquer lugar, perto ou distante das sedes municipais. “É um serviço de utilidade pública que pode salvar vidas”, classificou o deputado Lebrão. Para o presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), Vitorino Cherque, a falta de comunicação tem causado muitos transtornos para os municípios, especialmente os mais distantes, uma vez que dificulta cadastramento de projetos, convênios e compromete a rotina das prefeituras, “por isso a telefonia móvel é tão necessária”, destacou.

A vereadora Ana Maria Negreiros lamentou que localidades que estão além dos 30 quilômetros não serão atendidas na primeira etapa, “nestas regiões a necessidade é grande”, salientou. Para a qual o deputado Maurão de Carvalho, vice-presidente da Assembléia Legislativa,  sugeriu que a operadora faça o quanto antes um estudo para viabilizar a extensão da telefonia móvel para as regiões que não serão contempladas até 2015. O governador Confúcio Moura salientou que as localidades que estão além do limite de 30  quilômetros não ficarão de fora da telefonia móvel. Segundo ele, haverá uma chamada pública para todas as operadoras para que se estenda o serviço a localidades como Extrema, Calama, em Porto Velho, e Triunfo, em Candeias do Jamari, e demais distritos em todo o Estado.

3-Carlos-Magno_Dep.Federal_Foto_Daiane-Mendonca_640x419Sensibilidade

O deputado federal Carlos Magno, a quem Confúcio Moura atribuiu a responsabilidade para provocação do benefício da telefonia móvel para a zona rural, lembrou a sensibilidade do governador em aceitar o projeto e que de imediato encarregou uma equipe de preparar os projetos e estudos de viabilidade para que a ideia se concretizasse.

Confúcio Moura explicou o andamento do projeto desde o início, quando a ideia foi apresentada pelo deputado Carlos Magno. “As discussões e estudos começaram, levamos o assunto ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que nos sinalizou positivamente. Em seguida, a presidente Dilma Roussef também nos ajudou, colocando a Telebras à nossa disposição. Os nossos deputados estaduais agilizaram a legislação e hoje, em pouco tempo, chegamos aqui para formalizar o lançamento deste projeto, que é o primeiro do Brasil nesta modalidade”, explicou Confúcio.  Para o governador, a telefonia móvel será bem útil para as comunidades, porque vai beneficiar as escolas, sítios, fazendas, populações que estão na área rural e no seu entorno. E em breve ele quer ver os resultados da chamada pública que vai estender a telefonia a outras regiões mais distantes das sedes dos municípios.

Para os prefeitos, Confúcio Moura, deixou uma recomendação especial, para que agilizem a regularização de áreas para a instalação de torres  de recepção do sinal telefônico, lembrando ser um processo burocrático, mas que a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental está pronta para orientá-los, para que haja regularidade na emissão da licença ambiental. Eles receberam do governador uma pasta contendo as orientações necessárias para a instalação da torre, bem como cópias das leis e referências que tratam do assunto.

3-Luiz-Amaral-Brito_Prefeito-de-Parecis_Fotos_Daiane-Mendonca_381x480Muitos prefeitos atenderam ao convite do Governo para participar da solenidade da telefonia móvel para as áreas rurais, e os chefes de Executivo, cujos municípios estão sendo beneficiados, vieram a Porto Velho pessoalmente ou enviaram representantes. O prefeito de Parecis, na Zona da Mata, Luiz Amaral Brito, destacou que a telefonia na localidade é precária e que “o novo projeto será muito bem-vindo”. Parecis ainda não tem distritos, mas segundo o prefeito há várias povoações, que estão ao raio de 30 quilômetros e que ficarão muito satisfeitas com o acesso à tecnologia.

Vizinho de Parecis, o prefeito de São Felipe d’Oeste, José Luiz Vieira, também não escondeu o contentamento e disse que a internet e a telefonia móvel vão dar um impulso às atividades econômicas de seu município, que está em uma das bacias leiteiras mais importantes do Estado.

Cláudio Martins, de Castanheiras, município também localizado na chamada Zona da Mata, contou que esta é uma reivindicação antiga. “Desde que assumimos temos apresentado este pleito, que é a telefonia móvel em nossa região”. Para ele, além do desenvolvimento econômico e social que o serviço prestará à sua localidade, bem como as demais beneficiadas, estão a economia no transporte, a segurança, “sem contar melhorias na condição de vida da população, com mais oportunidades de negócios na agroindústria e na pecuária”.

Representando o prefeito Alex Testoni, de Ouro Preto d’Oeste, a assessora Vânia Catarina salientou que o distrito de Rondominas será um dos beneficiados com a telefonia, o que vai gerar uma grande satisfação nos moradores e empreendedores, que já há algum tempo clamavam pela telefonia no distrito.

O deputado estadual Ribamar Araújo parabenizou a concretização do projeto que amplia o acesso aos meios tecnológicos a muitos rondonienses e acredita que a população beneficiada está muito satisfeita. E espera que logo as localidades que estão além dos 30 quilômetros das sedes municipais também sejam contempladas, lembrando da região da Ponta do Abunã.

3-PREFEITA-LURDINHA_640x410Além de Ribamar Araújo, estiveram na solenidade os deputados estaduais Maurão de Carvalho, Glaucione Rodrigues, Eurípedes Lebrão, Epifânia Barbosa; Zequinha Araújo; o deputado federal Carlos Magno; os vereadores de Porto Velho Ana Negreiros e Everaldo Fogaça; o secretário de Estado Marco Antonio de Faria, da Casa Civil e Mauricio Gualberto, da Casa Militar; o assessor Marcelo Braga, os prefeitos de Santa Luzia d’Oeste, Jurandir de Oliveira; Cabixi, Izael Dias Moreira; Nova União, José Silva; Mirante da Serra, Vitorino Cherque; Corumbiara, Deocleciano Ferreira; Chupinguaia, Vanderlei Palhari; Candeias, Osvaldo Souza, entre outros prefeitos e a superintendente de Integração do Estado, em Brasília, Elizete Lionel, entre outras autoridades.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo