RIBEIRINHOS

Governador busca habilitação do barco-hospital de Rondônia em audiência no Ministério da Saúde

03 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

A habilitação do barco-hospital que atenderá à comunidade ribeirinha do Vale do Mamoré/Guaporé foi um dos assuntos da audiência do governador Confúcio Moura com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, acompanhado da bancada federal de Rondônia, nessa quarta-feira (3), em Brasília.

Ministro Marcelo Castro recebeu comitiva rondoniense para tratar da habilitação do barco-hospital

O barco-hospital construído pelo governo de Rondônia está pronto para entrar em atividade. Basta o Ministério da Saúde emitir o credenciamento da unidade fluvial para iniciar o trabalho de assistência à saúde preventiva na região.

O barco irá desenvolver atividades assistenciais multifuncionais que compreendem serviços nas áreas da saúde da mulher, saúde do homem, saúde da criança e doenças degenerativas, além de apoio logísticos aos serviços de atendimento ao cidadão. Serão beneficiadas a população brasileira que vive às margens do rios Guaporé e Mamoré, como também a boliviana nessa área de fronteira com Rondônia.

Com a possibilidade de manter a embarcação como unidade básica de saúde, o estado pode receber três médicos para atuar na embarcação, podendo ser do programa Mais Médicos. Além disso, Rondônia receberá recursos da ordem R$ 60 mil da União para custeio de despesas do barco. “O restante o governo estadual bancará e as prefeituras ajudarão também”, explicou Confúcio Moura.

O ministro disse que as reivindicações de Rondônia eram justas, e que o ministério está pronto a atender, faltam acertar alguns detalhes técnicos que, segundo ele, em breve serão sanados.

A deputada federal Marinha Raupp lembrou do acordo de cooperação firmado entre Rondônia e o Estado de Beni (Bolívia), e que a parceria com o Ministério da Saúde é para ampliar o atendimento do programa Mais Médico nessas comunidades fronteiriças que mais necessitam de saúde pública.

Na pauta de reivindicações, o secretário de Estado da Saúde, Williames Pimentel, solicitou o credenciamento da neurocirurgia do Hospital de Base e também uma assessoria do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para que seja disponibilizado um consultor para acompanhar o Plano Estadual de Oncologia. “Isso é muito importante para nos ajudar na montagem do nosso plano estadual de oncologia”, disse.

Pimentel pediu ainda a certificação do Hospital de Base como unidade hospitalar de ensino, enfatizou que as pendências já foram sanadas, e que o governo estadual aguarda uma nova visita técnica para avaliação da adesão para a certificação hospitalar.

O secretário solicitou também ao ministro a realização de mais uma etapa do mutirão de cirurgias de joelho, no Hospital de Base, pelo Instituto Nacional de traumatologia e Ortopedia do Rio de Janeiro (ITO).

Participaram da audiência, os senadores Acir Gurgacz e  Valdir Raupp; os deputados federais Lúcio Mosquini e Nilton Capixaba; e a superintendente de integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.

Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Alex Nunes