Governo de Rondônia
25/04/2024

NEGÓCIOS

Governador comemora resultado positivo e confirma próxima edição da Rondônia Rural Show em área própria

07 de junho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

FINAL DA RURAL SHOW 2016-FOTOS DE ÉSIO MENDES  (13)

Até este ano, a feira era realizada no Parque de Exposições Ermínio Victorelli

Com o crescimento do número de expositores, a Rondônia Rural Show precisa de mais espaço. A 5ª edição do evento, realizada de 24 a 28 de maio, ocupou novamente o Parque de Exposições Hermínio Victorelli, mas em 2017 a estrutura da feira que se consolida como uma das maiores do País será erguida em uma área de 50 hectares doada ao governo de Rondônia pelo município de Ji-Paraná.

“Eu e o então secretário da Agricultura Anselmo de Jesus, demos nome para a feira, e tínhamos medo de não vir ninguém, dos empresários não trazerem as máquinas de São Paulo ou Rio de Janeiro. Mas ela foi crescendo, crescendo, e neste ano não teve um palmo de área livre. Foi tudo ocupado por centenas de empresas do Brasil inteiro”, comemorou o governador Confúcio Moura, ao falar sobre o evento na tarde dessa segunda-feira (6).

“Agora temos uma área que a prefeitura cedeu, com aprovação da Câmara de Vereadores, de 50 hectares, que servirá para muitos anos. Será sede própria da Rondônia Rural Show, localizada quatro quilômetros depois de Ji-Paraná. No espaço atual não cabe mais ninguém”, disse o governador.

Balanço preliminar da feira aponta o fechamento de R$ 350 milhões em 3,5 mil propostas de negócios, a participação de 380 expositores e a passagem de 68 mil visitantes pelo Parque de Exposições Hermínio Victorelli durante os quatro dias de evento.

 

“A feira não é mais de pequenos. É de médios, pequenos e grandes”, Confúcio Moura, governador.

 

“Foi sucesso de público, de máquinas, de apresentação de palestras, de demonstração ao vivo do que nós chamamos de vitrine tecnológica da produção do peixe, café, pastagem. O produtor pode ver com os próprios olhos as novidades e levar esse conhecimento para o campo. A feira não é mais de pequenos. É de médios, pequenos e grandes, e precisa ter um endereço próprio, como toda grande feira no Brasil tem”, afirmou Confúcio Moura.

Governador confucio moura fotos de ésio Mendes  (2)

Confúcio credita sucesso da feira a diversificação de produtos com origem rural

 

Ele atribui um dos sucessos da Rondônia Rural Show à crescente diversificação de produtos com origem na área rural, e ao fato de o estado ter “mais de 120 mil pequenas propriedades”, que estão coletivamente ou não gerando riquezas, se associando em agroindústrias. “Ninguém do Brasil tem igual a gente essa distribuição de terra”, disse.

Para estimular a geração de negócios, em parceria com as instituições bancárias oficiais, o governo de Rondônia paga os juros de negócios feitos em compras de até R$ 50 mil.

Confúcio Moura considera que estimular novas tecnologias no campo é a grande finalidade da Rondônia Rural Show. É o instrumento que possibilita melhorar a produtividade nas propriedades, sejam elas pequenas, médias ou grandes.

“É uma feira de compartilhamento de conhecimento, de grandes palestras, da agroindústria, gastronomia, dos maquinários mais modernos, sementes e das boas práticas ambientais. A pessoa que vai lá muda a cabeça. Se não comprou nada, no futuro com certeza vai comprar alguma coisa boa para sua propriedade”, ponderou.

“A maior feira do País em negócios da agropecuária é a Agrishow, de Ribeirão Preto (SP).  Tem a Expovel de Cascavel, no Paraná; e a de Uberaba, em Minas. A Rondônia Rural Show está entre o sétimo e oitavo lugar no ranking de maiores feiras do País, em cinco anos de existência. Está bom demais”, argumentou o governador.

Leia mais sobre a RRS


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Capacitação, Convênios, Ecologia, Economia, Empresas, Evento, Governo, Infraestrutura, Meio Ambiente, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo