24/04/2024

Agroindústria

Governador Confúcio inaugura agroindústria em Nova Dimensão

29 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Inauguração Laticínio_Nova Dimensão_28.05.14_Fotos_Daiane Mendonça (6)O governador Confúcio Moura esteve nesta quarta-feira, 27, em Nova Dimensão, distrito de Nova Mamoré para a inauguração de mais uma agroindústria familiar em Rondônia. Esta é uma das 300 empresas criadas e certificadas por este governo, auxiliando na geração de oportunidades e fixação do homem no campo.

A Agorindústria Nova Prosperidade, pertencente a família Ferreira Pardinho, distante cerca de 10 km da estrada principal, irá produzir os produtos Nova Vida e tem capacidade para industrializar 5 mil litros de leite/dia no fabrico de queijo muçarela e outros derivados. A empresa já nasce certificada e com o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e o Certificado do Prove, que possibilitam a comercialização em todo estado além de vender para escolas na merenda escolar.

Inauguração Laticínio_Nova Dimensão_28.05.14_Fotos_Daiane Mendonça (11)Segundo o técnico da Emater Edivaldo França (Jacaré), todo o projeto para a instalação da agroindústria foi desenvolvido pela Empresa. “Desde a escolha do local até a implantação e fabricação do queijo pelo Prove – Programa de Verticalização da Produção”.

Além de toda a assistência técnica necessária, o agricultor João Ferreira Pardinho também receberá o título definitivo da sua propriedade, onde está localizada a agroindústria. Todo o projeto começou em 2013. Com o título da terra, foi possível conseguir o financiamento pelo Banco da Amazônia e Banco do Brasil ao empreendimento.

João diz que é um sonho que se torna realidade, “queríamos uma fábrica de queijo e hoje temos um mini laticínio”. Com a certificação, o produto sai da indústria com qualidade para a mesa do consumidor. Por isso, “agradecemos ao governador e Emater pela equipe dedicada e profissional”. Ao receber os documentos do governador Confúcio, João salientou ser “uma honra receber de suas mãos este documento”.

Inauguração Laticínio_Nova Dimensão_28.05.14_Fotos_Daiane Mendonça (8)O prefeito de Nova Mamoré, Laerte Queiroz, destacou o empenho do governador Confúcio Moura que e frisou que o projeto das agroindústrias valoriza e fixa o homem no campo. Ele também agradeceu ao governador pelo projeto Mão Amiga, que leva máquinas aos municípios para auxiliar na recuperação de estradas vicinais. Reforçou a abertura da estrada parque que vai “desenvolver ainda mais a região, possibilitando escoar os produtos. Este é um jeito de governar que nos agrada”.

A responsável pela Regularização Fundiária Rural pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Edinéia Gusmão, disse que na região, a agroindústria e regularização fundiária chegaram juntos. “Este é o primeiro pacote de títulos que chega à região”, afirmando que o trabalho do governo está nos 4 cantos do estado, “levando regularização e desenvolvimento a todo estado”.

Inauguração Laticínio_Nova Dimensão_28.05.14_Fotos_Daiane Mendonça (12)O secretário executivo da Emater, Luiz Gomes, salientou que este é um programa que iniciou quando o atual governador ainda era prefeito em Ariquemes. Hoje, como governador, “cerca de 400 famílias em todo o estado foram beneficiadas. A regularização, disse ele, possibilitou o aporte de R$ 30 milhões em financiamentos, graças ao Cadastro Ambiental Rural e ao título de propriedade definitivo”.

Confúcio Moura disse que toda agroindústria começa assim, “mas vocês vão ver, daqui uns 10 anos vai ampliar, diversificar e crescer”. Este é um projeto de autoria do governador, que começou ainda em Ariquemes, por isso, “tenho um grande orgulho, e a Rondônia Rural Show mostrou que estamos no caminho certo”.

No momento da inauguração, o governador pediu aos pais dos proprietários que vieram de Vilhena para a inauguração do empreendimento dos filhos. “Por favor, venham comigo para abençoar o negócios dos seus filhos”, pediu Confúcio, descerrando a fita simbólica.

Texto: Geovani Berno
Fotos: Daiane Mendonça