Governo de Rondônia
25/04/2024

SANIDADE

Governador Confúcio Moura reforça frota da Agência Idaron para atender produtor rural

16 de fevereiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Os 15 veículos foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa)

Mais 15 camionetes adquiridas por pouco mais de R$ 1,8 milhão foram incorporadas, nesta sexta-feira (16), à frota da Agência de Defesa Agrossilvopastoril de Rondônia(Idaron). A entrega aconteceu em rápida cerimônia realizada no estacionamento do Palácio Rio Madeira. Oradores destacaram, na ocasião, a relevância do órgão para o desenvolvimento do estado, uma vez que sua atuação abrange quase todas as áreas do agronegócio.

A agência foi reforçada com outras 20 camionetes adquiridas em 2017 e deve receber, ainda neste ano, 25 veículos leves, uma aeronave anfíbia e cinco lanchas.

“O Idaron não cuida só da febre aftosa”, reforçou o governador Confúcio Moura, durante o ato. Ele também acrescentou que, por estar presente em quase o estado e atender produtores rurais, também na prevenção de doenças, a agência é muito respeitada.

Por trabalhar para assegurar a sanidade dos produtos que saem campo, o órgão garante a abertura de mercados consumidores. É por isto que, conforme Confúcio, mais investimentos devem ser feitos na agência.

O governador também apontou o crescimento de um novo polo de desenvolvimento no centro sul do estado, onde já desponta a criação de aves, onde o trabalho da Idaron é relevante.

O futuro da agência, na avaliação de Confúcio, exige uma plataforma tecnológica que aproxime ainda mais o produtor do órgão. E para isto, ele garantiu, não faltam recursos.

Governador destacou a importância da Idaron para o estado

No breve pronunciamento que fez, o vice-governador Daniel Pereira disse que há mercados consumidores abertos para os produtos de Rondônia e que a agência de defesa tem participação nesta conquista.

A principal parte do discurso do vice-governador, entretanto, foi voltada para pedir que cada cidadão rondoniense observe o rótulo dos produtos nos supermercados e dê preferência para os originários de Rondônia.

 

Dois fatores contribuem para que o trabalho da agência tenha tanta relevância no desenvolvimento do estado, conforme o presidente da própria Idaron, Anselmo de Jesus: os funcionários dedicados às suas tarefas e o governador Confúcio Moura, que dedica atenção especial a tudo o que se relaciona ao estado.

Anselmo disse que os investimentos feitos na aquisição dos veículos representam apenas uma parte do que está sendo feito para aparelhar melhor a agência.

Os resultados, conforme detalhou, são a evolução no plantio de soja e café, na produção de peixes e no avanço do plantio do milho safrinha. “O agronegócio é muito bom. Melhor que o agronegócio só um governador que cuida de tudo”, finalizou.

O senador Valdir Raupp e o deputado Maurão de Carvalho, presidente da Assembleia Legislativa, também deixaram evidente a importância da Idaron na segurança que oferece para a exportação dos produtos regionais, o que torna o estado ainda mais rico.

Os 15 veículos serão utilizados nas oito superivsões regionais da agência espalhadas pelo estado. Alguns representantes das unidades municipais participaram da cerimônia e receberam as chaves das camionetas, que foram adquiridas com recursos do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa).

Leia mais:

Produtores rurais de Urupá terão mais agilidade em atendimento na nova sede da Idaron

Rebanho bovino ultrapassa 14 milhões de cabeças em Rondônia

Mudas têm que ter documentação fitossanitária para ser vendida, alerta Idaron


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo