ASSISTÊNCIA

Governador conhece Centro de Autistas de Ariquemes

13 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Confúcio Moura em visita ao Centro dos Autistas de Ariquemes

O governador Confúcio Moura conheceu as dependências do Centro dos Autistas de Ariquemes, na manhã de sexta-feira (10), e o acompanharam na visita Márcio Félix (secretário adjunto da Ação Social – Seas), Vânio Marques (secretário executivo do Vale do Jamari), Lorival Amorim (prefeito de Ariquemes) e o deputado estadual Adelino Follador.

Construído com recursos arrecadados no Leilão Azul – Amigos da Amaar, o Centro  é composto de três salas amplas para atendimento, uma recepção e banheiro coletivo. Outras benfeitorias também foram feitas no imóvel, resultados de pequenas campanhas realizada pela Associação de Mães de Autistas de Ariquemes (Amaar), em parceria com a sociedade local.

De acordo com a presidente da Amaar, Milena Coelho, a associação já está planejando outro leilão para a implantação da segunda etapa do projeto, que é a construção de piscina e uma quadra poliesportiva para iniciar o tratamento de hidroterapia e fisioterapia.

“A característica marcante no autista é a paixão pela água. A piscina para ele não é apenas brincadeira, mas terapia, assim como o esporte é importante para o desenvolvimento e a socialização dele”, destacou Milena, ressaltando que a ideia da Amaar é transformar a instituição em um Centro de Referência do Autismo do Vale do Jamari.

O governador Confúcio Moura elogiou e parabenizou a iniciativa da associação, dizendo que as entidades filantrópicas e religiosas sem fins lucrativos fazem um excelente trabalho e ajudam muito o estado. Atualmente 60 pessoas com a síndrome de autismo estão cadastradas na instituição, estando aberto o cadastramento em toda a região Vale do Jamari.

Na ocasião, Milena Coelho pediu o apoio do governo do estado para contratação de uma equipe multidisciplinar e, em parceria com a Prefeitura de Ariquemes, colaborasse com a manutenção.

Nesse sentido, Confúcio pediu ao secretário adjunto da Seas, Márcio Félix , que verificasse a legalidade junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), quanto a possibilidade de o governo apoiar a instituição com a equipe técnica, por meio de convênio, e também procurasse a equipe do terceiro setor para ajudar a Amaar, na elaboração de projetos com objetivo de captar recursos. Além disso, o governador determinou o pagamento da emenda do deputado Adelino Follador, no valor de R$ 56 mil, destinada ao Centro dos Autistas para aquisição de equipamentos e mobília.

Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David

Convênios, Educação, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Saúde, Sociedade, Terceiro Setor