Governador consegue na Justiça autorização para abertura da Estrada Parque

19 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

13 _ abertura estrada parque_1024x681

O governo estadual conseguiu na Justiça autorização para a abertura da Estrada Parque, rodovia que vai tirar do isolamento os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. A autorização para o início dos trabalhos ocorreu depois que o governador Confúcio Moura conquistou o apoio da presidente Dilma Rousseff, que no último sábado esteve em Porto Velho e admitiu que a abertura da Estrada Parque é fundamental para Guajará e Mamoré.

O governo havia iniciado a abertura da Estrada Parque há cerca de dez dias, porém, por força de Medida Cautelar proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) os trabalhos foram paralisados. Ciente da importância, o governador Confúcio recorreu da decisão e através de Agravo Regimental interposto pelo governo de Rondônia, o qual derrubou (no Tribunal Regional Federal/TRF em Brasília) a decisão do MPF que impedia a abertura da estrada.

A decisão do TRF em favor do governo estadual saiu na segunda-feira, 17. De imediato, o governador0 Confúcio determinou ao diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Lucio Mosquini, que mobilizasse imediatamente as máquinas do órgão para retomar a abertura da Estrada Parque.

Duas frentes de serviço

Lucio Mosquini disse que os trabalhos de abertura de 12 km da Estrada Parque, interligando os distritos de Jacinópolis e Nova Dimensão, ambos pertencentes a Nova Mamoré, já foram retomados.

13 _ construcao ponte rio oriente_1024x681

O engenheiro destaca que o DER vai trabalhar com duas frentes de serviço, uma por Jacinópolis (esta equipe já está em serviço) e outra por Nova Dimensão (mobilizando equipamentos). Ainda conforme Mosquini, a estimativa é que em 10 dias o trânsito seja liberado na Estrada Parque. No total, o DER vai trabalhar com 20 máquinas e equipamentos e cerca de 40 servidores. Lucio Mosquini enfatiza que toda a região de Guajará e Mamoré está sofrendo com a falta de alimentos, combustível e gás de cozinha, sem contar que centenas de famílias estão desabrigadas.

A importância da Estrada Parque

Com a cheia do rio Madeira, os rios da região de Nova Mamoré e Guajará-Mirim também tiveram seus níveis elevados e transbordaram, ocasionando a alagação de boa parte da BR-425, deixando isolados os municípios de Guajará e Mamoré.

13 _ estrada parque_1024x681

A Estrada Parque vai ligar o distrito de Nova Dimensão (a 90 km de Nova Mamoré) até o distrito de Jacinópolis, na região de Buritis, garantindo acesso até a BR-364, já em Ariquemes. Vale ressaltar que Jacinópolis pertence a Nova Mamoré, mas as duas localidades estão separadas por aproximadamente 700 km, justamente por falta da estrada de 12 km que hoje está sendo aberta.

Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Assessoria DER