MUNICÍPIOS

Governador Daniel Pereira defende maior integração comercial entre os estados durante a XVI Marcha dos Vereadores

27 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Daniel Pereira participou do evento em Brasília

O governador Daniel Pereira foi convidado a falar nesta quinta-feira (26) para um público de aproximadamente mil pessoas na XVI Marcha do Vereadores, que aconteceu na capital federal. O evento é considerado o maior encontro de legislativos municipais da América Latina.

A marcha, que tem o propósito de capacitar os vereadores e proporcionar uma troca de experiências para ser aplicada em suas comunidades, ouviu atentamente a mensagem do governador de Rondônia, que também já exerceu o mandato de vereador na década de 1980.

Na sua fala, Daniel Pereira destacou Rondônia como o maior produtor de peixes nativos em cativeiro do país e fez um apelo à platéia. “Vamos parar de comprar peixe do Japão, da China, da Coréia e consumir produtos do nosso país. Aliás, se todo esse grupo aqui colocasse na cabeça que nós brasileiros temos que consumir nossos produtos, dar prioridade aos produtos brasileiros, esse evento aqui poderia encerrar, e a sua missão já teria sido cumprida”,  disse.

Segundo o governador de Rondônia, o Brasil tem um grande problema que é vender seus produtos para o consumo interno. “É mais fácil Rondônia vender para Coréia, China, Japão do que vender um bom produto para Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, por exemplo. Ou seja, nós estamos próximos um dos outros e estamos muito distantes de nós mesmos”, lamentou.

Governador falou sobre a economia de Rondônia

Daniel agradeceu a oportunidade para se pronunciar aos vereadores de todo o país. Segundo ele, esse ano o Brasil tem uma grande missão, diferente das últimas eleições, quando era possível saber mais ou menos quem seria o presidente da nação. “Era o time A ou era o time B. E esse ano, como é que vai ficar o jogo?”, questionou.

De acordo com o governador,  a Marcha do Vereadores, pelo fato de reunir edis de todo o país, é extremamente importante. Mas este ano ao convidar os presidenciáveis para participar dos debates, ouvi-los e questioná-los dos seus propósitos, o evento se torna único, porque segundo ele a democracia brasileira está passando pelas câmaras municipais.

Daniel disse querer que o próximo presidente da República seja capaz de discutir todas as grandes demandas do país e desejou que nesse ano de 2018 todos saibam fazer a escolha certa. “Quem faz escolha certa, recebe o benefício. E quem faz a escolha errada é punido por isso, e nós não podemos continuar a ser punidos pelas nossas escolhas”, asseverou.

A XVI Marcha dos Vereadores aconteceu entre os dias 23 e 26 de abril, no Centro de Eventos e Treinamentos (CET), da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC, em Brasília.

Texto: Zózimo Macêdo
Fotos: Alex Nunes