Governo de Rondônia
20/04/2024

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Governador destaca papel do professor na construção da sociedade durante abertura de ano letivo em Rolim de Moura

06 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Abertura do ano letivo_Rolim de Moura_06.02.17_Foto_Daiane Mendonça (27)

Governador falou da importância do professor na formação dos estudantes

O governador Confúcio Moura destacou o papel do professor na formação de cidadãos no ato solene da abertura do ano letivo de Rondônia, na manhã desta segunda-feira (6), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, em Rolim de Moura. O governo de Rondônia atende a mais de 220 mil alunos em 455 escolas nos 52 municípios neste ano.

“Nada substitui o professor. Esta escola é um exemplo de superação”, avaliou Confúcio Moura, reconhecendo os esforços da gestão escolar em melhorar a qualidade do ensino, elevando a nota da escola junto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2016.

A Escola Monteiro Lobato avançou para o terceiro lugar no Ideb ao obter a nota 6,6. Em 2011, a pontuação foi 4,5. As Escolas Alexandre Gusmão e Rocha Pombo ambas de Nova Brasilândia do Oeste, ficaram, respectivamente, com a primeira e segunda maior pontuação no Ideb.

“O nosso segredo é dedicação ao trabalho com intervenções pedagógicas”, disse a diretora da escola, professora Ana Maria Kluska.

De acordo com a vice-diretora, professora Joana da Costa Oliveira, 100% dos alunos foram aprovados no ano letivo de 2016. A escola mantém 258 alunos matriculados e foi contemplada nesta segunda-feira com uma quadra poliesportiva.

No breve pronunciamento, Confúcio Moura elencou alguns dos avanços na área educacional em Rondônia. Entre eles, citou reformas, ampliações e construções de novas escolas, climatização de salas de aulas, construções de refeitórios, bibliotecas, laboratórios, quadras cobertas, melhoramento de ambientes aos professores, implantação de escolas em tempo integral e mediação tecnológica.

Adotando o slogan “Todos Juntos Pela Aprendizagem”, o secretário de estado da Educação, Waldo Alves, reforçou o comprometimento do governo estadual com a educação. “Gosto de pessoas que foquem em resultados. Vamos seguir este exemplo de Rolim de Moura e melhorar a qualidade da educação em Rondônia”, determinou o secretário, no primeiro discurso como chefe da pasta.

Alunos fizeram apresentação artística

Alunos fizeram apresentação artística

Presente no ato, o prefeito de Rolim de Moura, Luizão do Trento, elogiou a qualidade do ensino na Escola Monteiro Lobato. “Esta escola é um orgulho para Rolim de Moura, Rondônia e para o Brasil”, afirmou o prefeito.

Já o senador Valdir Raupp destacou que a escola é reconhecida agora em nível nacional. “Hoje o Congresso Nacional já sabe da existência de uma escola pequena e muito importante para Rondônia e para o Brasil”, apontou.

A solenidade ainda contou com participações de autoridades estaduais e municipais, incluindo prefeitos, vereadores e secretários municipais das cidades da região da Zona da Mata.

Veja a galeria de fotos

Leia mais:
Rondônia adota o Ensino Médio integral a partir de março para mais de seis mil alunos da rede estadual
Seminário com quatro dias de duração formará professores e coordenadores para o Ensino Integral em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Esporte, Evento, Governo, Meio Ambiente, Obras, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo