24/04/2024

Governador elogia política de sustentabilidade ambiental

12 de setembro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

O governador Confúcio Moura disse sentir-se duplamente satisfeito por ver o governo voltado para um programa ambientalmente sustentável, resultante de um projeto do quadro técnico do Corpo de Bombeiros, com o objetivo de combater incêndios ocasionais ou criminosos, que vai reduzir a emissão de gases do efeito estufa e a degradação ambiental. A afirmação foi feita ontem à tarde (10) ao participar da destinação de veículos e equipamentos para o Programa Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, na sede do Corpo de Bombeiros Militares do Estado de Rondônia. O governador fez referência ainda ao projeto de venda de crédito de carbono, do Povo Paiter Suruí à empresa Natura, que garante a proteção da floresta com atividades de pesquisa e plantio de consórcios agroflorestais, do qual participou de cerimônia ainda na manhã de ontem, em Cacoal. “Este dia 10 de setembro será histórico para Rondônia porque estará mostrando nossa contribuição política voltada para a sustentabilidade ambiental”, declarou.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Lioberto Ubirajara Caetano de Souza, explicou que o primeiro lote de veículos e equipamentos que está sendo entregue, com seis caminhonetes 4 x4,  equipadas com kits móveis de combate a incêndios florestais, no valor de R$1 milhão e setenta mil reais, faz parte de um projeto de ação cooperada que foi traçado em parceria com entidades como a Emater-RO; a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam); para formação de brigadas rurais de orientação aos produtores para o combate a incêndios florestais. O projeto, estimado em R$15 milhões, é financiado pelo Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com a finalidade de promover projetos para a prevenção e o combate ao desmatamento, bem como a conservação e o uso sustentável das florestas, com recursos sob a forma de financiamentos não reembolsáveis.

De acordo com o comandante, este projeto é muito mais que um programa de desenvolvimento, que teve seu planejamento aprovado pela Assembleia Legislativa e que receberá ainda a contrapartida do governo na reforma de um angar, onde serão abrigados dois aviões que estão sendo adquiridos nos próximos lotes, incluindo caminhões de combate a incêndios, equipamentos operacionais, bombas, abafadores, equipamentos de comunicação, de apoio técnico e de proteção individual.  “Futuramente será abrigada a área de aviação do governo, para atender a Sedam, a Sesdec e os Bombeiros. Agradecemos à visão ampla do governador Confúcio Moura, que acreditou nesse projeto que servirá de instrumento de trabalho para profissionais civis e militares”, destacou o coronel Lioberto.

Junto à entrega dos equipamentos de combate a incêndio, foram entregues também três caminhonetes para as secretarias regionais de Guajará-Mirim, Ariquemes e Vilhena. De acordo com o secretário de Planejamento, George Braga, os veículos servirão para aproximar as ações do governo nas localidades para onde serão destinados, da população beneficiária dos serviços.

Para o governador, as aquisições de equipamentos mostram o quanto o governo evoluiu, pois não tinha nem um avião e hoje são três, ‘graças ao empenho do coronel Caetano’, além de mais dois aviões que estão previstos nesse programa. “O Estado poderá prestar um socorro de graça, a alguém que precise, por exemplo, em Costa Marques. Para quem não tinha nada, veja o quanto já evoluímos”, destacou Confúcio Moura.

O secretário-adjunto da Sesdec, José Carlos Reis, também elogiou a ação do governo em equipar o Corpo de Bombeiros “numa ação concreta que instrumentaliza o setor de Segurança Pública”. Para ele, é muito bom ver o patamar em que se encontra o CB, demonstrando o compromisso em prestar serviço de segurança com qualidade, agindo no combate a incêndio, preocupado com o Meio Ambiente e a qualidade de vida da população, bem como elogiou a toda a corporação que “tem honra e privilégio no ideal de servir a sociedade”.

A solenidade de entrega de veículos e equipamentos foi prestigiada pela Banda de Música da Polícia Militar, que tocou o Hino Céus de Rondônia durante a abertura da cerimônia. Antes, porém, o Tenente PM Sanches fez a apresentação da tropa ao governador Confúcio Moura.

Também participaram do evento o subcomandante geral da Polícia Militar, Coronel José Carlos Gomes da Rocha; o secretário-chefe da Casa Civil, Marco Antonio de Faria; os deputados estaduais Jean Oliveira e Luizinho Goebel; a vereadora Ana Maria Negreiros; Tenente Cristina, representando o Comando da Base Aérea; o secretário da Seagri, Evandro Padovani; o diretor-geral do DER, Lúcio Mosquini; secretário-adjunto da Sedam, Francisco de Sales Oliveira dos Santos; vereador Júlio Donadon, de Vilhena; e os secretários regionais: Susana Curi, de Guajará-Mirim;  Rony Argeu, de Ariquemes e Josué Donadon, de Vilhena.

Texto: Mirian Franco