19/04/2024

Governador entrega tablets e assina ordem de serviço para quadras poliesportivas

22 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Confúcio Moura anunciou ainda investimentos de R$8 milhões na ampliação e reforma da escola Estadual Heitor Villa Lobos que será totalmente reequipada

Mais de quinhentos tablets foram entregues para professores da rede estadual de ensino pelo governador Confúcio Moura, acompanhado da secretária adjunta de Educação, Marionete Assunção, na tarde de sexta-feira, 21, no Vale do Jamari.

Durante a solenidade realizada na Escola Estadual Ricardo Cantanhede, em Ariquemes, foram ainda assinadas ainda ordens de serviço para construção de quadras poliesportivas em escolas estaduais dos municípios de Buritis e Monte Negro.

Confúcio Moura anunciou também que a Escola Estadual Heitor Villa Lobos, receberá uma injeção de recursos no valor de R$ 8 milhões, para realização de reforma, adequação e ampliação, aquisição de laboratório para os cursos técnicos em multimídias e comunicação visual, com um projeto que será referência no estado.

Com a participação de alunos do ensino médio da rede estadual de ensino, foi apresentada a proposta de entrega de tablets, que “consiste em de colocar os educadores em sintonia com a modernidade, utilizando a mesma linguagem da maioria dos alunos interligados à rede mundial, ao mesmo tempo em que é promovida a inserção dos que ainda não dispõem desse instrumento tecnológico”.

Resultado de uma ação conjunta, através de termo de compromisso, a aquisição dos tablets foi feita devido ao planejamento da Seduc por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) do governo Federal que objetiva melhorar o atendimento à comunidade escolar, com base no Programa de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo) integrado ao Ministério da Educação (MEC).

A secretária adjunta da Seduc fez um resumo dos investimentos feitos pelo Governo da Cooperação na educação, afirmando que este será o grande ano da educação no estado. Marionete falou sobre projetos de valorização profissional e educacionais.

Como em Ariquemes, serão realizadas em todo o Estado, ações para formação de gestores escolares, coordenadores, pedagógicos e orientadores educacionais, professores, técnicos administrativos e fóruns escolares. Programas e projetos desenvolvidos direcionados ao fortalecimento da educação, como: “Mais Educação”; “Projeto Guaporé”; “Ensino Médio Inovador”, “Escola Aberta”; “Pronatec”; “Projovem Urbano”; “Projovem Embaixador”; “Ensino Prisional”; “Educação no Campo”; “Educação Especial”; “Saúde na Escola”; Gestão Escolar, entre outros.

Osmarina Reis, coordenadora regional de educação, destacou o projeto de climatização das escolas, com o início da reforma da rede elétrica para suportar a instalação de condicionadores de ar. Agradeceu ao apoio dos diretores na manutenção das escolas e na aplicação de projetos educacionais, e a boa vontade do governo em dar total autonomia para as escolas na administração de gastos.

Compromisso

Confúcio Moura falou de seu compromisso como governador representante da região, motivo de grande orgulho pessoal. “Minha história política começou aqui, com a credibilidade depositada em mim pelo povo ariquemense, toda vez que lanço uma obra, inauguro uma realização aqui, a satisfação é imensa”.

O  governador destacou ainda as ações que vem empreendendo por todo o Estado, com uma busca constante de alavancar o crescimento e de criar oportunidades para a geração de empregos e renda. Segundo ele “a saúde pública já tem um novo cenário, com novos e modernos hospitais, centros de imagem, de diálise e novos leitos de UTI”. Entre os novos hospitais, mencionou a inauguração dos hospitais como o do câncer; novo hospital infantil Cosme e Damião e a reinauguração da Policlínica Osvaldo Cruz.

Buritis e Monte Negro

Investimentos da educação também foram destacados pelo governador, que na ocasião assinou ainda ordens de serviço para a construção de três quadras poliesportivas, sendo duas em Buritis, nas Escolas Chiquilito Erse e Maria de Abreu Bianco, e em Monte Negro, na Escola Aurélio Buarque de Holanda. Cada obra conta com um investimento de cerca de R$ 600 mil.

A solenidade contou com a participação de diretores das escolas estaduais da regional de Ariquemes, secretário de estado de finanças, Gilvan Ramos; secretário de segurança, Marcelo Bessa; dos deputados Adelino Follador e Saulo Moreira; vice-prefeito de Ariquemes, Enoque Nunes; prefeito de Buritis Toninho Correa; senador suplente Tomas Correia, entre outras autoridades.

Texto: Daniele Basso
Fotos: Camilla Olisanto