Governo de Rondônia
16/04/2024

Governador lembra 33 anos de Rondônia em mensagem de Natal

23 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Confúcio Moura_Fotos_Daiane MendonçaEm meios às festividades de fim de ano, os 33 anos de criação do Estado de Rondônia, completados nessa segunda-feira (22), foram lembrados pelo governador Confúcio Moura ao gravar mensagem de Natal e Ano Novo, compartilhada com todos os rondonienses via redes sociais.  Confúcio destaca o crescimento econômico do Estado, que mesmo ainda em formação é exemplo de desenvolvimento no País, e atribui esse resultado ao trabalho e à coragem da população destemida.

Veja o vídeo com a mensagem de Natal.

O governador ressalta a importância do dia 25 de dezembro, Dia de Natal, afirmando ser um momento festivo para  as famílias e de confraternização mundial.

O compromisso de continuar lutando, em 2015, para que Rondônia cresça cada vez mais, também é reafirmando por Confúcio, que termina pedindo a Deus “que abençoe a todos os rondonienses e brasileiros para que tenham um feliz Natal e próspero ano Novo”.

CRIAÇÃO 

Segundo historiadores, os surtos migratórios da década de 70 ao longo da BR-364, os garimpos de cassiterita e pedras preciosas, a crise estrutural do sistema de territórios federais foram fatores determinantes para desencadear campanhas em prol da elevação do então Território Federal de Rondônia à categoria de Estado.

A partir do governo do coronel Humberto da Silva Guedes já denotava os caminhos vantajosos para a emancipação, culminando com a criação de novos municípios e o fortalecimento da imagem de Eldorado da Amazônia. Em 1979 chega a Rondônia, indicado pelo ministro Mário Andreazza, com respaldo do então presidente, João Figueiredo, o condutor da elevação do Território em Estado, o coronel Jorge Teixeira de Oliveira. Em 22 de dezembro de 1981 é criado o Estado de Rondônia, instalado em 4 de janeiro do ano seguinte, tendo como primeiro governador o coronel Jorge Teixeira.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo