Governo de Rondônia
29/03/2024

DESENVOLVIMENTO

Governador Marcos Rocha e senador Confúcio Moura alinham ações na educação, expansão da infovia e revitalização do Museu da Memória

08 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Marcos Rocha, equipe técnica e senador Confúcio Moura alinham ações de desenvolvimento para Rondônia

Inovações e feitos que venham transformar Rondônia em um estado pujante na economia, moderno e reconhecido pela qualidade dos serviços prestados à sociedade. Essa é proposta do governador Marcos Rocha que ganhou reforço com apoio do senador Confúcio Moura durante reunião realizada na manhã de hoje (8), no Palácio Rio Madeira. ‘‘Vamos dar continuidade aos projetos visionários que visam o desenvolvimento do Estado’’, garantiu o governador.

Com a expertise acumulada nos dois mandatos como governador de Rondônia, autor de feitos inéditos, o agora senador disse que se dedicará a projetos nas áreas de educação, ciência e tecnologia, em Brasília. Confúcio declarou ainda que tem interesse em contribuir com Rondônia em três principais eixos de desenvolvimento: Museu da Memória Rondoniense, educação profissional e a expansão da infovia.

‘‘Os projetos são para fortalecer a profissionalização da educação, recuperação do antigo Palácio Getúlio Vargas, agora Museu da Memória, e o restabelecimento, dentro da possibilidade do Estado e com parcerias diversas de deputados estaduais, federais e senadores, da implantação definitiva da política de internet ao alcance de todos. Sabemos da dificuldade financeira que existe de todos os lados, mas juntando a nós todos vamos conseguir fazer grandes projetos’’, considera o senador.

Para o Museu da Memória Rondoniense, a proposta é revitalizar alguns espaços e restaurar outros para que o prédio construído na época para abrigar o poder Executivo se transforme de fato em um museu. Uma valorização considerada importante para história de Rondônia. Segundo a museóloga Edinair Rodrigues, o acervo do museu vai desde fosseis de 40 mil anos retirados do rio Madeira, materiais arqueológicos de várias partes do Estado ao único acervo documental histórico do Estado, além de diversas obras de artes.

Na área educacional, a intenção é colocar em funcionamento laboratórios de escolas estaduais e fortalecer a educação profissional, inclusive com ações voltadas para o Instituto Abaitará, localizado em Pimenta Bueno (RO) e reativado na gestão Confúcio Moura para ofertar ensino profissionalizante de qualidade há ribeirinhos, indígenas e filhos de agricultores. ‘‘É sempre bom receber apoio de alguém com conhecimento técnico, como ele possui, do estado de Rondônia e suas causas. Ele sabe onde estão os grandes problemas. E essa também é a missão que temos no governo Marcos Rocha, principalmente em fortalecer a educação profissional’’, afirma o secretário de Educação, Suamy Vivecanda.

Outro ponto que deve ganhar um trabalho conjunto é a expansão da Infovia. Atualmente presente em Porto Velho, Candeias do Jamari e Ariquemes, a ideia é que a infraestrutura tecnológica estadual alcance todo o Estado e  fortaleça a inclusão digital. ”A infovia é uma estrada que transporta dados e é importante consideramos que a internet é uma necessidade, uma riqueza”, aponta Confúcio.

Leia mais.

Exposição itinerante “Arte 10” ocupa Museu da Memória Rondoniense

Uso de telefonia fixa para os órgãos do Governo de Rondônia por meio da Infovia sairá sem onerar o Estado

Inclusão: ribeirinhos, agricultores e indígenas fazem parte do público atendido pelo Centec Abaitará em Pimenta Bueno


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Nilson Santos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo